segunda-feira, 4 de julho de 2016

O alarme do carro.


Tenho que dormir. Se eu dormir agora vou ter exatamente 4 horas e 23 minutos de sono. Mas eu não vou conseguir dormir agora. Tenho muita coisa para fazer. Tenho que fazer aquele trabalho. E assistir aquele filme. E pagar aquele dinheiro para aquela pessoa. Tenho que lembrar de comer melhor amanhã, estou muito gorda e estou cada vez menos saudável. Meu deus, eu sou o oposto de saudável agora. Tenho que dormir.

Fui diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Generalizada aos 15 anos, mas não precisava de nenhum diagnostico para saber disso. Não lembro quando começou, caso você esteja se perguntando – muitos médicos já perguntaram -, acho que nasci assim. Nunca me achei estranha por isso. Pelo contrário, sempre achei que os outros fossem os estranhos. Como eles conseguiam manter a calma em um mundo desse jeito? Demorei algum tempo para perceber que sentir uma falta de ar quase constante, coração acelerado sem motivo, suar frio e sentir ondas muito fortes de calor do nada, não eram coisas consideradas normais. Mas o mais importante: existia uma vida sem esses sintomas. Quando descobri que era possível não ter medo, nem sentir seu corpo todo se preparando para se defender – quando não tem absolutamente nenhum perigo à vista – toda vez que chegava a hora de sair de casa, quis ter isso. 

Ansiedade é como uma conhecida inconveniente, que chega na sua casa do nada e diz que vai passar um tempo lá. Às vezes a abusada até recebe visitas! Ela é muito próxima do Pânico e da Depressão, disse que não poderia ficar sem ver eles. Então todos, Ansiedade, Pânico e Depressão, ficam no seu lar, sem convite, se divertindo. Os amigos vão e voltam. Mas a Ansiedade nunca vai.

Muitos me perguntam como é uma crise, já que, teoricamente, ansiedade é algo que todos têm e até faz bem, em doses homeopáticas. Então, qual é a diferença desse sentimento para o transtorno em si? Bom, é normal se sentir nervoso e apreensivo antes de algo importante. Suar frio e se sentir enjoado antes de uma prova. O transtorno, para mim, é como um carro que dispara o alarme – em alto e bom som – no meio da madrugada, sem que ninguém tenha tentado roubá-lo, atrapalhando a vizinhança toda. Só que o carro é meu cérebro e os vizinhos sou eu. Ele toca, toca, toca infinitamente aquela musiquinha. Você sabe qual música eu estou falando. Você não consegue dormir, não consegue pensar direito, se estressa. “POR QUE diabos ele está tocando?”, você se pergunta. Também não sei. Mas o que sempre me tranquiliza é: não importa o quanto o alarme insista em tocar, alguém sempre aparece para desliga-lo. 

Helena Seixas

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto!!!! Sua metáfora, muito bem usada, permitiu uma visão ampla da realidade, perenidade e percebo que reforça recursos jornalísticos ao trazer indagações sobre o transtorno da ansiedade, que logo são respondidas. Acho que podemos perceber que você, provavelmente, tenha sofrido/sofre com a ansiedade e que ela te atrapalha nas atividades normais, como dormir, que você cita. Parabénsss

    ResponderExcluir