domingo, 12 de junho de 2022

Caro pequeno eu


Essa carta vai para mim. Na verdade, ela é para aquela criança que passou boa parte de sua infância imaginando a pessoa que seria, mas que não se tornou quem imaginava. É muito interessante pensar como nossa mente vai criando expectativas sobre nós mesmos no molde como a sociedade gostaria que fôssemos. Engraçado pensar que imaginei chegar nessa idade de uma forma totalmente diferente. Sempre cresci me imaginando como uma pessoa com muitos amigos, alegre, que desbravaria o mundo fazendo o que gosta. Também cresci me imaginando com uma pessoa muito bem-sucedida no amor, no trabalho e financeiramente. E é muito frustrante chegar na fase adulta e perceber que toda aquela vida perfeita que imaginávamos que seria o nosso futuro, não passou de uma ilusão. 

Imaginava chegar aos 20 fazendo a faculdade que gosto, trabalhando com o que gosto, viajando com os amigos, vivendo a juventude como nunca e tendo ao meu lado a pessoa que gosto. E quando a realidade bate e mostra que a vida é muito diferente daquilo que moldamos, é um choque de realidade. Crescer moldando o meu eu do futuro me fez chegar no hoje com muitas frustrações. Mas, inegavelmente, também muita maturidade foi adquirida com as vivências diferentes do que era esperado, além dos baques com as quebras de expectativas e decepções durante esses anos.

Olhar pro meu eu de hoje e ver que sou totalmente diferente daquilo que me imaginei é um pouco assustador. Alguns me consideram uma pessoa forte, equilibrada e, de certa forma, bem-sucedida por ter alcançado algumas das minhas metas (como você imaginava que seria). Mas, na verdade, quando essas pessoas conhecem o seu eu do futuro de verdade, além dessa casca de proteção criada para o mundo externo, elas descobrem uma pessoa frágil e com muito medo da vida, por conta da bagunça sentimental interna que você se tornou por criar em sua cabeça um mundo ideal que nunca existiu.

Mas, nem tudo nesse caminho foi ruim ou diferente daquilo que você, pequeno eu. Conhecemos pessoas incríveis que carregamos até hoje, vivemos experiências que nunca imaginamos que teríamos, nos apaixonamos, fomos imprudente algumas vezes (de não se lembrar da noite passada, como você sempre sonhou), tivemos a coragem que não teríamos em algumas situações e realizei um dos seus maiores sonhos. Hoje sigo o que você tinha planejado ser quando criança: jornalista. Muito provavelmente não na área que você sonhou, mas muita coisa mudou nas suas preferências nesses últimos anos. Talvez se você pudesse ver o seu eu do futuro, você sentisse orgulho pela pessoa que você vem se tornando, mesmo ela sendo bem diferente daquele conto de fadas que você imaginou.


 Por Bluebird Roger

2 comentários:

  1. Gostei muito das suas palavras, Bluebird. Acho muito interessante a forma como você entendeu que nem tudo é o que imaginamos ou idealizamos e, ainda assim, pode ser bom e digno de orgulho. Sua escrita sempre me toca bastante e hoje não foi diferente.

    ResponderExcluir
  2. Bluebird, achei bem interessante você escrever uma carta para o seu eu do passado. É comum idealizarmos o futuro quando somos crianças e também nos frustrarmos com a não realização de alguns sonhos. O importante é olhar com carinho para a pessoa que você se tornou e se orgulhar da sua trajetória. O caminho é cheio de curvas, mas com certeza te levará a algum destino.

    ResponderExcluir