sexta-feira, 10 de junho de 2022

 Querida tia,


O que você vê daí de cima? São tantas perguntas que eu quero fazer desde que você se foi. Tantas coisas que eu gostaria de ter perguntado e feito enquanto você ainda estava do meu lado. Eu, principalmente, devia ter amado mais, como dizem os Titãs. Quero que saiba que eu me arrependo muito disso, e espero que a senhora não esteja chateada comigo. Apesar de eu me desligar do mundo às vezes, estou sempre pensando na nossa família, afinal, é ela que me dá forças para lutar.
Em muitos momentos perdemos essa força que nos une. Depois que nos despedimos pela última vez, nunca mais fomos os mesmos. Minha mãe por muito tempo se afastou da gente, estava completamente frágil, precisava do apoio da irmã dela. Sua filha, que ainda era muito nova, era um poço de tristeza, parecia que iria desistir a qualquer momento. Eu, como agora, fiquei cheio de incertezas. O que será que aconteceu par ro fim chegar tão cedo pra ela?
Porém, fomos reunindo os cacos e reconstruindo a confiança e a alegria que nossa família sempre teve. Minha prima se transformou completamente nesse período de mudanças, ela é uma mulher madura e muito guerreira, deu a volta por cima. Muitos de nós pensamos que talvez ela não fosse conseguir, e ela provou o contrário. Hoje a tenho como uma irmã mais velha, um exemplo a se seguir, tenho o maior orgulho dela. Tia, você tá vendo como sua filha é foda? É graças a você.
Sua irmã mais nova também teve que se reinventar, ela sofreu muito com a sua perda, se afundou em depressão e incontáveis crises de ansiedade. Foi muito difícil pra ela. Mas, hoje minha mãe me parece uma pessoa realizada e muito feliz. Tia, a senhora sempre foi essa pessoa alegre e que enxergava as coisas com otimismo, mas sem tirar o pé do chão, já que você tinha grandes responsabilidades. Era como a alma do grupo, e, em 2016, a senhora deixou um vazio enorme nos nossos corações. Entretanto, continuamos tentando. Tivemos outras perdas, outras derrotas, estamos sempre atravessando tempestades, no final das contas, a vida é feita disso.
O que eu acho é que seu espírito ainda está vivo com a gente, é ele que nos dá a motivação para viver, assim como a senhora fazia ao nosso lado. Enfim, a saudade é enorme, nunca vai acabar. Continuamos aqui, por enquanto, vivendo um dia de cada vez, sem nunca esquecer seus ensinamentos, e reparando os furos que você deixou na nossa canoa. Te amo, minha segunda mamãe! Um dia estaremos juntos novamente, e eu quero ganhar um abraço bem apertado e quentinho, aquele que só você tem.

Com amor,

Canoa Furada.
Por Canoa Furada

Um comentário:

  1. Queride Canoa Furada, você conseguiu me emocionar com seu texto. A sinceridade é o que fez da sua carta um relato tocante e potencialmente imersivo. Parabéns!!

    ResponderExcluir