quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A ousadia de ser

 Todos dizem que eu pareço feliz, mas eles mal imaginam o que se passa dentro da minha

cabeça. Tudo o que eu queria era contar a verdade, gritar para os quatro cantos e sete

mares, mas infelizmente a coragem que tenho é pouca para enfrentar o gigante exército de

medos que me cerca. Eles dizem que devemos ser nós mesmos, mas esquecem que a

ousadia é para poucos. E eu realmente admiro os ousados, já que mesmo tentando não

consigo ser um deles.

Lembro-me exatamente de quando essa guerra começou, afinal, como poderia esquecer?

Eu estava no ensino médio, era o meu primeiro ano em uma escola nova. Não sei o que

aconteceu naquele ano e também nos seguintes, mas a minha insistente timidez resolveu

tirar um descanso e descobri amizades que mudaram a minha vida de todos os jeitos. Nós

conversávamos, ríamos e brincávamos como conhecidos de longa data, mesmo com as

típicas desavenças. Éramos jovens, enfim. Com eles, eu vivenciei os significados daquelas

palavras bonitas que a gente sempre vê por aí. Com eles, descobri a penca de

possibilidades que o mundo nos proporciona.

Com eles, finalmente, me descobri.

Mas, antes de tudo, não pense que essa é uma história feliz, porque não é.

Pelo contrário.

É a história de uma pessoa medrosa que sonha em ser ousada.

Uma pessoa que se esconde, que se limita, que se auto-sabota. O motivo? Temor. Temor

de não ser aceita. Temor de não ser amada.

Ah, mãe! Se você soubesse...

Você se surpreenderia se ouvisse de mim o quão forte meu coração batia quando ela sorria.

Se surpreenderia com o tanto que eu pensava nos nossos beijos antes de dormir. Eu já

amei, mas você nem faz ideia.

Dói não te falar. Mas dói ainda mais a ideia de não te ouvir logo depois.

Eu só queria ser ousada.

Eu só queria que entendessem, como eu entendo, que é normal amar meninos e meninas.

Não sou indigna de nada por ser assim.

Quão injusto é o mundo?

Não consigo gritar, e mesmo se conseguisse, minha voz sairia silenciosa. Dentro dessa cela

que batizei de vida, vejo a luz da liberdade cada vez mais longe.

Ela caminha em direção aos ousados.

A liberdade é dos ousados.


E bem longe de mim, eles fazem bom uso dela.


Honey Lemon

16 comentários:

  1. Carambaaaaaaa, "B" não é de BEYONCÉ (mas bem que poderia ser né).


    GAROTAAAAAA, espero que um dia vc tenha a coragem suficiente e certeza que quer contar ao mundo a pessoa que vc é, e acredito que será amada

    ResponderExcluir
  2. Uau, me identifiquei muito com seu texto. O que vc falou sobre ousadia realmente me fez parar pra pensar, me fez ter vontade ouvir vc falando mais sobre ousadia, eu gostaria que o seu texto fosse mais longo pra ver o que mais você tem a dizer.

    ResponderExcluir
  3. Uau, me identifiquei muito com seu texto. O que vc falou sobre ousadia realmente me fez parar pra pensar, me fez ter vontade ouvir vc falando mais sobre ousadia, eu gostaria que o seu texto fosse mais longo pra ver o que mais você tem a dizer.

    ResponderExcluir
  4. Honey, eu me identifiquei tanto com o seu texto... me identifiquei porque já estive exatamente aí onde você está. Quando eu fui tirada do armário, tudo aconteceu muito subitamente, e eu não tava preparada de forma alguma para o que me esperava, no começo foi desconfortável, e em muitos momentos senti que estava completamente sozinha, meus pais não me entenderam e me privaram de diversas formas. Mas com o passar do tempo, de pouquinho em pouquinho, eles foram me acolhendo, até que a minha sexualidade deixou de ser um obstáculo pra nossa relação. Eu não sei o momento exato em que isso aconteceu porque foi progressivo, mas chegou uma hora em que isso simplesmente não importava mais, e eles não me amavam APESAR disso, eles me amavam POR isso, porque a minha orientação simplesmente faz parte de mim e eles me amam, sabe? Enfim, só quero que você saiba que melhora. Apesar do tempo, melhora.
    Hoje eu tô aqui, onde a ousadia e a liberdade moram e os meus pais estão segurando a minha mão, sei que um dia os seus também estarão segurando a sua. Até lá, que você se cerque de muita gente que te faça se sentir amada e aceita.

    ResponderExcluir
  5. Honey, parabéns pelo texto sincero e impactante. O ato de sair do armário pra família é sempre difícil, mesmo quando eles demonstram ser receptivos a ideia. Nós, LGBT, temos medo. Medo de acontecer conosco, o que acontece com muitos dos nossos; e mesmo que aceitos, medo de sermos colocados numa caixinha de generalizações. Nós somos nós mesmo. Sei que um dia, você terá a ousadia de ser você mesmo sem remorsos.

    ResponderExcluir
  6. A liberdade é dos ousados. E como ousados espero que você também entenda como corajosos.
    Mas diferente do que muita gente acha, os corajosos também sentem medo.
    Ser corajoso significa não deixar o medo abalar você.
    E foi isso que você fez. Mesmo com medo de publicar, de escrever, de receber críticas você entregou o seu texto. Você compartilhou seu trauma mais profundo.
    Honey, isso é tudo, menos falta de coragem. A liberdade você tem. Não tenha medo de usá-la. Não tenha medo da ousadia que mora em você. Permita-se sentir medo, mas nunca o deixe dominar você.

    ResponderExcluir
  7. Honey, eu espero que pelo menos aqui você encontre espaço pra ser quem é e sentir-se acolhida. Parabéns pela coragem em escrever esse texto e ser quem é de verdade.

    ResponderExcluir
  8. Honey, quão corajosa você é! És livre para fazer e ser o que quiser, não deixe o medo afogar sua ousadia e vontade de viver. Parabéns pela ousadia de escrever seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  9. Honey, sem palavras para seu texto. Lindo, tocante e extremamente bem escrito! Me identifiquei e me emocionei de forma genuína. A liberdade é dos ousados mas a sua coragem é dos poucos.

    ResponderExcluir
  10. Honey Lemon, parece que nós vivemos a mesma vida. Faria de suas palavras as minhas. Adorei seu texto, simplesmente. Aguardo ansiosamente os próximos. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Honey, esse texto foi pura emoção, sem dúvidas todos que leram sentiram-se tocados e sentiram um pouco do que é isso!

    ResponderExcluir
  12. Honey, parabéns pelo texto incrível. Me toquei de verdade com as suas palavras. Torço para que você alcance sua liberdade e seja plenamente feliz, todos temos esse direito. Imagino como seja difícil, mas não deixe o medo de dominar, você é gigante!
    No mais, fiquei encantada pela maneira como você conduziu o texto, meus parabéns (mais uma vez)!

    ResponderExcluir
  13. Honey, parabéns pelo seu texto sincero! Imagino como deve ser difícil ter que se esconder o tempo todo, ninguém merece não poder ser quem se é. Infelizmente, isso ocorre muito, né?

    Espero que um dia você cria a coragem necessária para se apresentar e mostrar que não há problema nenhum em ser você, como sei que não tem. Te espero nos próximos textos!

    ResponderExcluir
  14. Honey, espero que um dia voce liberte a ousadia que ta dentro de voce! Ela ta ai, deu pra ver nesse otimo texto que voce escreveu.

    ResponderExcluir