quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Já pensou que talvez eu não goste de você?

 A menina de 5 anos já tinha sua futura profissão definida. Ansiosa com a descoberta,

foi correndo contar para mãe.

- Mãe, quero ser uma bailarina.

E ela começou a dançar em círculos em torno de sua progenitora rindo.

- Agora que você entrou no fundamental, já está na hora de pensar na sua

profissão. O que você quer ser quando crescer, Tessa?

- Não sei, tia. Talvez alguma coisa como publicidade.

- Faz isso não. Não dá dinheiro. Faz medicina que você vai ser feliz.

E a menina não sabia o valor do dinheiro. “Medicina vai me fazer feliz” pensou ela com

um livro debaixo do nariz.

- A Tessa é tão quietinha. Não fala nada. Nem conversa com a gente.

- Ah, ela é assim mesmo. Sempre lendo. Ocupada.

- Ela vai para o ensino médio agora, né? Medicina mesmo, Tessa?

- Pois é, tia. Medicina…

- Tem que estudar muito. Você sabe, né?

- Uhum.

E o nariz continua debaixo do livro.

- Mãe, um menino quer sair comigo.

- Ele não quer sair com você. Ele quer é o que todos os meninos dessa idade

querem. Só vai sair se ele vier aqui em casa pedir permissão.

E o nariz no mesmo lugar.

- Sua tia disse que seu primo já tá ganhando 40 mil por mês. O Antônio tá

fazendo uma prova que custa 10 mil e sua prima vai ganhar 30 mil com o novo

cargo dela. E você aí. Não faz nada da vida.

- Pois é, mãe.

E o nariz.

- Que roupa é essa, Tessa?

- Ah, eu comprei esses dias. Tava na promoção. Gostou?

- Tá pelada. Igual uma puta.

- Acho que eu devo ir para a esquina então, mãe. Talvez assim eu ganhe

dinheiro.

Silêncio.


Tessa Gray

26 comentários:

  1. Muitas pautas interessantes e importantes em um só texto, Tessa. Parabéns pela coragem e força, ser sua versão 100% autêntica demanda coragem e energia, mas sei que isso você provavelmente tem de sobra. Parabéns ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Antonieta, muito obrigada pelo comentário. Estou muito feliz que consigo te passar essa versão sincera. Como sempre, fico sorrindo quando leio suas mensagens. Mil abraços e beijos <3

      Excluir
  2. Meu deusssssss, seu texto está impecável. Apesar de você não ter falado diretamente sobre a raiva, eu pude sentir raiva se espalhando pelo meu corpo todo a cada tópico que você comentou no seu texto. Tudo extremamente importante. Parabéns demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellis Bell, muiiiitto obrigada pelo comentário. Essa era a intenção e fico muuuuiito feliz que você sentiu essa raiva. Agradeço de coração a sua mensagem, afinal elas que me motivam a melhorar os próximos textos. Mil beijos!

      Excluir
  3. Texto muito bom , importante e pertinente!!! Parabéns, você escreveu muito bem. Gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jubiabá, eu também gostei muito do seu comentário. Muito obrigada mesmo. Fico super contente que tenha gostado do texto. Abraços apertados!

      Excluir
  4. Eu amei demais seu texto!! Pra mim você representou demais seu sentimento de raiva, principalmente no final, depois de engolir sapo por tanto tempo. Parabéns, Tessa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elipse, obrigada de coração pelo comentário. Rindo de engolir os sapos. Finalmente a Tessa falou o que ela pensava. Estava na hora depois de tantos anos. Agradeço a mensagem. Milhares de beijos <3

      Excluir
  5. Adorei o texto e a maneira que você usou para se expressar, muito bom e objetivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maya, obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do texto. A linguagem foi simples por se passar em um contexto mais informal. Agradeço a mensagem. Beijos e abraços!

      Excluir
  6. Parabéns pelo texto, tessa! Adorei a forma como você escreveu e os temas que abordou, mas senti falta de um pouco de sentimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letra X do alfabeto, muito obrigada pela mensagem. Fico feliz que tenha gostado da forma que escrevi e dos temas. Agora, fico triste que não consegui passar a tal raiva para você :( Vou tentar melhorar nos próximos. Agradeço a mensagem. Beijos e abraços!

      Excluir
  7. Adorei o texto, Tessa. A forma como você aguentou tanto nessa vida até a explosão, foi algo que me identifiquei. Minha única ponderação é a conexão do texto com o título. Não sei se é por causa do horário, mas não consegui enxergar ligação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modo Anônimo, obrigada pela mensagem. Realmente, a Tessa, como disse a Elipse, ficou engolindo sapo até que ela falou o que pensava. Fico muito feliz que se identificou. Rindo de "não sei se é por causa do horário". Vou tentar explicar o que pensei: A vida da Tessa era cercada por pessoas que mandavam nela e, com isso, ela ficava quieta "A Tessa é tão quietinha. Não fala nada. Nem conversa com a gente.", mas o motivo que ela não falava com seus parentes é justamente o fato de que ela não gostava deles. Por isso o título: Já pensou que talvez eu não goste de você?. Espero que tenha esclarecido suas dúvidas. Mil beijos!

      Excluir
  8. Gostei do tema abordado, porém acho que poderia ter explorado e expressado melhor sua raiva em relação a ele. Muito bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renascida das Águas, obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do tema e triste por não ter conseguido expressar a raiva e transmitir para você. Tentarei melhorar esse aspecto no próximo texto. Agradeço a mensagem. Mil beijos e abraços <3

      Excluir
  9. Ainda bem que você não deixou de ser você, Tessa! Parabéns pela coragem de falar sobre esse assunto e por seguir acreditando em você, mesmo em meio às comparações tão desconfortáveis.
    E foi como a Ellis Bell falou, consegui sentir a raiva crescendo em mim conforme fui lendo, sem você ao menos ter falado nela. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice no País das Loucuras, muito obrigada pelo comentário. Fiquei muito feliz lendo seu comentário. Alguma hora, ninguém mais aguenta escutar e ficar quieto, não é? Com a Tessa não foi diferente. Estou muito contente que consegui transmitir a raiva do texto para você. Agradeço de coração a sua mensagem. Milhares de beijos e abraços!!

      Excluir
  10. Ei, Tessa! Adorei a construção do texto e a linha do tempo dos acontecimentos que, infelizmente, conhecemos muito bem rs. Parabéns e forças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosto Fosco! Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz que gostou da construção e da linha do tempo. Agradeço a mensagem. Beijos <3

      Excluir
  11. Eu nunca vi uma raiva tão sutil em toda minha vida. Gostei da forma que conduziu o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrela Téte, obrigada pela comentário. Realmente, é uma raiva bem leve mesmo. Fico muito feliz que tenha gostado da forma que conduzi. Mil beijos e abraços!

      Excluir
  12. Texto ótimo, Tessa! Expressou o sentimento de raiva, de forma muito inteligente, através da narrativa e da sutileza com que descreveu as situações, os comentários e as suas reações. Também gostei muito de como construiu uma expectativa gradativa, recompensada com a explosão no fim. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Náufrago, muito obrigada pelo lindo comentário. Fico muito feliz que você teve essa análise do meu texto. Acaba me motivando a escrever cada vez mais. Sorrindo de orelha a orelha agora! Um abraço bem apertado e um beijo na bochecha!

      Excluir
  13. Tessa, que texto bombástico em! Caramba, arrasou no final, colocou a sua mãe no lugar e ainda mostro que dinheiro não compra tudo na vida, tem coisas que valem mais, como dignidade, personalidade e carácter, gostei muito!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrela do mar, obrigada pelo comentário! Estou respondendo um pouco atrasada rsrs Fico muito feliz que gostou! A Tessa deu um basta no que ela tanto escutava, não é?
      Milhares de beijos <3

      Excluir