quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Já se perdoou hoje?


Ter boa memória é uma coisa que sempre admirei. Lembrar de coisas que ninguém

lembra, saber o ano, o dia e a hora daquele acontecimento totalmente irrelevante, mas

que você pode precisar pra fazer ligação com um outro dia que foi próximo. Reviver

momentos extraordinários várias e várias vezes na própria cabeça, sentir a felicidade e a

inocência da infância pensando naquele pique-esconde numa sexta-feira à noite, se

arrepiar lembrando do toque de quem se ama... É gostoso lembrar das coisas, o

problema é que tem algumas que eu quero esquecer.

O ano era 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e até 2020. Em cada um deles tiveram um ou

mais acontecimentos que minha ótima memória não me permite esquecer, fazendo com

que eu cultive o sentimento que mais me perturba: a culpa. A culpa por ter permitido

que me fizessem ser alguém que eu não sou por longos anos, por confiar em alguém que

sempre mostrou não ter caráter, mas que eu quis dar uma chance afinal, todo mundo

merece uma chance. A culpa de não passar no vestibular junto com a maioria dos

amigos, a de não dar orgulho aos pais, de não ter sido suficiente para uma pessoa, de

magoar o outro, ou até mesmo de ter sido magoada sabendo que podia ter evitado. São

tantas culpas que eu poderia passar dias falando de todas que me atormentam, mas acho

que não me cabe mais ficar alimentando tudo isso.

Enquanto as culpas vagam pelos meus pensamentos, vou começando a me perdoar. Me

perdoar pelos meus erros e por ter deixado que errassem comigo. Isso é o que me cabe

agora. É cedo pra dizer que vou conseguir sair totalmente ilesa desse mar de culpa, mas

depois de tantos anos de autossabotagem e sofrimento, é bom estar - finalmente -

tentando. 

Mas e vocês, já tentaram se perdoar hoje? 


Alice no país das loucuras

16 comentários:

  1. Gostei muito do texto,Alice. Acho que todos nós temos, em nossa mente, essa questão de nos culpar por coisas que muitas vezes nem somos culpados. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Todos os dias tento me perdoar por várias situações em que me coloquei e espero um dia está em paz com a minha mente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, Alice. Conviver com a culpa é realmente perturbador, mas nunca é tarde para nos perdoar. E obrigada por nos lembrar disso!

    ResponderExcluir
  4. VocÊ já se perdoou hoje?
    Eu seu que é difícil, mas nossos erros nos fazem crescer. Não é fácil! Não se culpe tanto!

    ResponderExcluir
  5. Eu também muitas vezes senti culpa por todos esses sentimentos e situações descritas a cima e nossa, a culpa pode pesar demaaais as vezes. Teve dias em que tive culpa e somente queria não senti-la, mas teve ouros que nem a percebia, pois, se pararmos mesmo para pensar é inevitável passar por tais situações quando somos mais jovens, pois, faz parte de aprender e amadurecer. Hoje sou mais forte por isso e sei que não tenho culpa por quem me fez mal e também posso e devo me perdoar por ter feito mal a alguém, um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse o pensamento, Estrela. Com o tempo a gente enxerga isso tudo com outros olhos e entende como foi um grande aprendizado. Dói, mas passa. Só precisamos permitir doer enquanto for necessário, mas entender que não deve ser para sempre.

      Excluir
  6. Alice, gostei muito da forma com que trabalhou algo que carregamos sempre, a culpa, de forma tão profunda. Espero que fique bem e não se cobre tanto!

    ResponderExcluir
  7. Alice nos país das loucuras, amei o texto. As palavras tem poder e não é mentira. A forma que você escreve é leve e a mensagem foi recebida com sucesso. Se liberar da culpa é importante para ter uma vida mais saudável. Mandando energias positivas para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Tessa! Fico feliz em saber que consegui transmitir a mensagem de um jeito leve, mesmo com um assunto delicado. Muito obrigada!

      Excluir
  8. Alice, gostei da construção e da forma de se expressar do texto. Espero que consiga exercitar isso e retirar esse peso que é a culpa em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Alice, gostei da construção e da forma de se expressar do texto. Espero que consiga exercitar isso e retirar esse peso que é a culpa em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  10. Alice, parabens pelo texto. A culpa é um dos piores sentimentos possíveis, me identifiquei muito com sua história

    ResponderExcluir