quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

DO NADA

 2007, Rio de janeiro, o sol quente agita a tarde das crianças no subúrbio carioca. Com todo mundo da  rua de férias, a única preocupação de todos era não chutar a bola em alguma janela. Bom, lá estava eu, eu e meu primo Rodrigo claro, afinal de contas, aonde ele estava eu ia atrás- no alto dos seus 11 anos , Rodrigo era minha referência, minha inspiração. A noite caiu, e com ela, vinha um chinelo empunhado na mão esquerda e um cinto na mão direita com um bem mal humorado:'' Vemm pra casa agooooora". Diante disso, cada um para as suas respectivas moradias.

   O jantar estava servido: arroz, feijão e frango. Tudo que uma criança precisava depois de um dia de correria. Toca o telefone fixo, os olhares rapidamente se cruzam, são 21 horas, quem tá ligando a essa hora e por que? Meu pai desaba, a desesperadora mistura do choro com sua voz rouca era algo completamente inédito pra mim. Rodrigo está morto, brutalmente assassinado com sua mãe Renata, por uma briga de vizinhos. Do nada, né? Pois bem, foi assim que eu recebi a noticia também, do nada.
   Então lá estava eu, perdido, no nada, lidando com a morte de meu melhor amigo como qualquer criança de 7 anos lidaria. Sem entender, quase que como uma ação instintiva, eu fixo o olhar na pessoa que sempre tinha uma resolução lógica pra tudo, minha mãe certamente saberia como resolver essa situação. Não dessa vez, com 12 tiros o mundo me ensinou que nem sempre haveria solução pros meus problemas, a morte não negociava, não barganhava e muito menos pedia licença.
   Passei anos tentando entender, buscando sentido na morte de meu primo. Na rua, as histórias eram as mais absurdas possíveis, minha família tinha virado quase uma lenda urbana. Incompreensão, a palavra que mais se aproxima do sentimento que nasceu naquele momento e vive entalado no meu peito até hoje, vive assim como eu e você vivemos, mas não como Rodrigo, Rodrigo está morto.

Rato Guaraná 

29 comentários:

  1. Parabéns, Rato. Imagino como deve ter sido dificil para você resgatar essas memórias,porém, você conseguiu fazer isso de forma magistral.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito pela sua perda, espero que esteja bem! Parabéns pelo texto, fiquei muito emocionada, adorei a forma como você escreveu, apesar de ser um tema difícil! <3

    ResponderExcluir
  3. UAU!

    Isso é bem pesado e traumático, meus pêsames.

    ResponderExcluir
  4. Se a intenção do seu texto era passar a revolta que você sente pela morte do seu primo, você conseguiu. Estou revoltado por Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. Rato, eu estou em pedaços, após a leitura do seu texto. Pesado demais tudo isso. Espero que os criminosos, que fizeram isso com seu primo e sua tia estejam pagando por isso e se não, com certeza pagarão depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que eles paguem mesmo , modo anonimo. Obrigado pela empatia

      Excluir
  6. Eu não consigo imaginar a dor da sua perda. A dor que você sentiu e sente até hoje.
    Apesar de alguns erros, o seu texto está lindo! Você passou uma mensagem muito pesada e impactante. Tenho certeza que qualquer um sentiu muito lendo seu texto. Eu chorei lendo e não imagino como você tenha passado por tudo isso.
    A última frase do seu texto me chamou muita atenção também. O modo como você relacionou a dor que até hoje vive em você e a forma que você falou da perda do seu primo de forma "fria" no final retratou bem como você ainda se sente em relação a tudo isso.
    Espero que algum dia você consiga superar tudo isso. Parabéns pelo seu texto

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo excelente texto. Foi preciso dar uma pausa pra continuar lendo, imagino como deve ter sido doloroso pra você vivenciar isso na época e agora. Espero que a justiça tenha sido feito pra amenizar um pouco tamanha dor. Forças!

    ResponderExcluir
  8. Que situação triste!! Não consigo imaginar essa dor em uma criança. É muito forte!

    ResponderExcluir
  9. Rato, que texto sensacional. Me emocionei pela história, por suas palavras e a forma como relatou sua dor. A maneira com que escreveu me fez sentir imergir no texto. Sinto pela sua perda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que eu tenha conseguido te trazer pra dentro da história, obrigado pelas palavras.

      Excluir
  10. Rato, que texto impactante! No começo da leitura eu nem podia imaginar o desfecho triste que daria. Infelizmente a maldade existe e está por aí, nem sempre podemos nos proteger dela. Sinto muito pela a sua perda e imagino o sofrimento que existe até hoje, afinal, foi do nada e foi de uma forma muito intensa, Espero que ao menos a justiça tenha sido feita! força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia ela se´ra feita, estrela. obrigado pelas palavras, mesmo!

      Excluir
    2. Nada, torcendo aqui para que seja mesmo, apesar de triste, injustiças existem muito... :(

      Excluir
  11. Parabéns pela forma que conduziu as palavras na narrativa, me senti imerso nas suas descrições e impactado pela força do seu relato. Soube exprimir com profunda sinceridade a brutalidade de uma perda repentina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de conseguir te trazer pra dentro da história, naufrago. obrigado

      Excluir
  12. Rato Guaraná, depois de ler seu texto, fico com o mesmo sentimento. Incompreensão. Do nada é o título perfeito para resumir todas as suas palavras e emoções. O destino é faz isso com a gente, né? As coisas acontecem sem motivo e explicação. Parabéns pelo texto. Acho que você conseguiu exprimir todas suas sensações em palavras. Mandando energias positivas para você. Lamento pela sua perda. Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo pelas palavras, tessa. É dificil mesmo compreender, mas acho que um dia tudo vai fazer sentido pra gente. tomara, né?

      Excluir
    2. É assim que gosto de pensar também. Para mim, tudo tem um motivo. Espero que algum dia a gente encontre esse tal sentido. O prazer é todo meu, meu caro!

      Excluir
  13. Rato, muito forte e tocante o texto. Meus sentimentos!!

    ResponderExcluir
  14. Impossível não sentir tristeza e raiva ao ler seu texto, Rato Guaraná. É de se admirar sua força para falar de um assunto tão delicado, sinto muito pela sua perda. E, claro, parabéns pelo texto excelente!

    ResponderExcluir