quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Hoje eu ̶n̶ã̶o̶ tô feliz, ̶n̶ã̶o̶ matei o presidente.

 "Hoje eu tô feliz, matei o presidente".

Quando bem mais novo, achava essa frase da música do Gabriel O Pensador muito impactante. Agressiva, até.
"Caramba, como é capaz de alguém ficar feliz com a morte de outra pessoa? Pior, ser a própria a matar!" - eu pensava.
Naturalmente, ao envelhecer, você vai adquirindo novos sentimentos, novas ideias, novas informações, novos pensamentos. Sem querer entrar numa discussão filosófica - mas entrando rapidinho - Jean Jacques Rousseau disse, lá em 1700 e tantos, que "o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". Em vários aspectos eu diria que verifiquei isso em mim mesmo, e nesse tema específico não foi diferente.
Mas calma, não quero ter papel de Deus para julgar quem merece ou deve morrer e quem merece ou deve viver. Longe de mim, quem sou eu! Eu apenas tento - e gostaria que fosse mais real, confesso - seguir e acreditar na 3a lei de Newton, a da ação e reação. Para cada força aplicada a um corpo, há uma força de mesma intensidade e mesma direção, mas sentido oposto, a um outro corpo (claro que fui conferir no Google). Popularmente conhecida como karma, talvez? Mais fácil, né. Foi mal, Newton.
Não é possível que uma pessoa que abertamente defenda e homenageie torturadores, tenha comportamentos fascistas, repita incessante e compulsivamente comentários xenofóbicos, machistas, racistas e todo tipo de falas desprezíveis (além de criminosas e/ou mentirosas) fique impune nesse "tribunal da vida". Deixando de lado aqui a vida após a morte de credos religiosos, não há justiça terrena?
Quer dizer que tá tudo bem você deliberadamente apoiar atos a favor de ditadura? Falar que o erro foi torturar e não matar? Abertamente repudiar diversas minorias? E veja, não estou falando de políticas econômicas que afetam diretamente a parcela da sociedade que ele tanto ataca e odeia. Nem entrei nesse mérito para não me alongar ainda mais aqui. Estou apenas citando (des)condutas morais e traços repugnantes de personalidade, ética, comportamento.
A pessoa parece ser recompensada por tudo isso. Uau, se tornar presidente!
No meio de uma pandemia, você afirmar que não vai adquirir uma vacina que salvará, literalmente, milhares de vidas por causa da origem do país? É isso mesmo? O destino da VIDA de milhões de cidadãos está nas mãos disso? Como? Por quê? Nesse dia eu chorei, presidente, não só de tristeza por todos os acontecimentos acumulados do passado. Não só por todas as vidas perdidas e, infelizmente, por todas que ainda serão perdidas. Foi também de ódio. Repugnância. Acho que a síntese da maioria dos sentimentos mais asquerosos que um humano pode sentir em relação a outro ser humano.
Apesar de querer acreditar que não desejo o mal a você - o que não teria problema algum, pois como bem disse Lulu Santos: "não desejamos mal a quase ninguém" - desejo apenas as reações das suas ações, tal qual Newton pregou.


Rosto Fosco

14 comentários:

  1. Gostei muito do texto,Rosto!Cheio de referências e muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto! Gostei muito do paralelo que você fez com Newton.

    ResponderExcluir
  3. Senti sua raiva daqui. Quando se trata desse presidente sinto raiva facilmente. Adorei suas referências e o texto está ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! Muito bem escrito e coeso. Entendo a sua raiva e indignação, pois também a sinto. Não sou de desejar o mal a ninguém, mas espero que o nosso digníssimo Capitão um dia colha o que plantou.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto, perfeito em todas as suas colocações! Que um dia esse homem (e tantos outros) paguem pelo mal que causaram.

    ResponderExcluir
  6. Amei, parabéns Rosto!! Inteligente demais a forma como você construiu seu texto, cheio de referências! Adorei o tema, faço das suas palavras as minhas, também acredito totalmente no karma, enquanto não temos como nos livrar deste homem, é o que me acalma! Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o paralelo com Newton e como você encerrou o texto com ele.

    ResponderExcluir
  8. A inspiração e a criatividade estava a 1000 nesse texto, Rosto Fosco. Um dos melhores até o momento, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Acho que todos nós (ou parte dos ainda pensantes) compartilhamos esse sentimento de revolta. É inacreditável pensar que alguém assim ocupa um lugar tão importante, fazendo o que faz. Ótimo texto !

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, o melhor texto de todos!!!!!
    Amei suas referências.
    E compartilho dessa revolta. Como esse ser ainda continua lá?????

    ResponderExcluir
  11. Rosto Fosco, gostei muito das referências, todas muito bem colocadas, construindo de forma coesa a mensagem que você transmitiu. Compartilho da sua indignação e agradeço por esse texto incrível!

    ResponderExcluir
  12. A referência do Gabriel pensador é sensaconal.Parábens pelo texto, muito bom

    ResponderExcluir
  13. Rosto Fosco, amei demais seu texto. De coração. Perfeitão. Sai do twitter porque não aguentava mais ficar com raiva justamente por esse tema. Cada notícia nova que eu via, mais raiva eu sentia. Parabéns! Beijocas <3

    ResponderExcluir
  14. Nossa Rosto Fosco, que texto espetacular! Amei todas as suas referências e a forma como ligou todas em um mesmo sentido, tudo caminhou para onde você queria chegar. Indo mais para o seu ódio pelo nosso ilustríssimo presidente, só poderia dizer que não poderia concordar mais, realmente é impressionante alguém que faça tanto mal permanecer impune por tudo, mas acredito a Lei de Newton não esta errada, ela funciona uma hora ou outra!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir