quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Sobre uma lembrança esmaecida

 Queria sentir saudade. Queria poder lembrar. Sempre achei o tempo veloz demais. Os momentos, como areia escorrendo pelas mãos. Sempre quis que os bons momentos durassem mais. Talvez seja porque entendi desde o princípio que nada é para sempre. A vida termina, mas quem viveu mantém-se vivo no mundo das memórias de quem fica. Mas como faz, se eu não lembro?

Nesse trote ritmado da vida, as boas lembranças são como os grãos de areia que conseguimos segurar, antes do momento escapar entre os dedos, com a brisa leve do instante. Guardamo-los então em recipientes e ajeitamos em prateleiras num canto precioso do coração. Você deve estar lá, num lugarzinho de difícil acesso, talvez numa prateleira alta demais. Não consigo lembrar. Mas com certeza estão lá as minhas gargalhadas quando você corria comigo pelo quintal, e eu dentro do carrinho de mão, como um piloto de corrida. Dizem que eu adorava.

Você teve que ir. E foi antes de gravar seu sorriso na minha memória. Antes de me deixar sentir o calor do teu abraço. Quando criança, sempre assistia aquela gravação, a única que tenho sua. Esses dias, vi de novo, depois de muito tempo. Fiquei me procurando na sua imagem. Coisas minhas que vieram de ti. Disseram-me, certa vez, que meu olhar parece o seu.

Com o passar dos anos, tentei montar um perfil no pensamento com tudo que ouvi de quem te teve por perto e por mais tempo. É como unir retalhos ou montar um mosaico. Mas acho mesmo que o mais próximo de te conhecer que cheguei foi quando li o que escreveu enquanto por aqui caminhava. Assim que aprendi a ler, pude conhecer os seus versos. Você foi antes de poder me dar conselhos, antes de me ver crescer e me ajudar com os dilemas da vida. Mas sem saber, deu um jeito de eternizar um pouco de ti naquelas palavras. De me deixar algo seu pra guardar no coração. Muito obrigado, pai!

O Náufrago

14 comentários:

  1. Oi, Náufrago, sinto muito pela sua dor! :/ Gostei muito do seu texto, fiquei emocionada com suas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu estou chorando com o final desse texto brilhante, emocionante, sentimental, paterno e sem dúvidas traumático. Não consigo imaginar a imensidão da sua dor mas apenas lendo suas memórias, já me deixou com um toque de tristeza.

    Obrigado por ter tido a coragem de compartilhar conosco a sua dor.

    ResponderExcluir
  3. Náufrago, o seu texto me desmontou completamente. O jeito com que você escreveu me afloraram diversos sentimentos. Obrigada por compartilhar a sua dor com a gente.

    ResponderExcluir
  4. Náufrago, parabéns pela coragem de compartilhar tamanhos sentimentos e pesares conosco. Belo texto :/

    ResponderExcluir
  5. Mais uma homenagem valiosa! De forma sucinta mas intensa você me mostrou como é sentir a falta de seu pai, aquele pai que você não consegue lembrar mas sabe que sente um amor inexplicável por ele. Daqui eu senti o seu amor e todo o carinho transmitido nesse texto. obrigada por compartilhar esta parte da sua história conosco. Saiba que enquanto você lembrar dele, mesmo que como em partes de um mosaico incompleto, ele ainda se manterá vivo. <3

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo excelente texto! Senti com cada palavra.
    " A vida termina, mas quem viveu mantém-se vivo no mundo das memórias de quem fica.
    Eu simplesmente me agarrei a essa frase.

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo e profundo! Obrigada por isso! Sentimentos tão intensos e verdadeiros descritos lindamente!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto!!! Parabéns, conseguiu transmitir quase perfeitamente seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  9. Lindas palavras ! É difícil demais perder alguém que tanto amamos...

    ResponderExcluir
  10. Náufrago, gostei muito das metáforas que você utilizou da prateleira e do mosaico. Como leitora consegui sentir perfeitamente seus sentimentos através de suas palavras.

    ResponderExcluir
  11. Naúfrago, parabéns pelo texto. Eu inevitavelmente associei você com Harry Potter. Lendo seu texto, consegui imaginar suas etapas. Fico feliz que as palavras sempre te acompanharam. Seus textos sempre estarão aqui como memória também. Aguardando o próximo!

    ResponderExcluir
  12. Náufrago, muito emocionante o texto, dá pra sentir tudo o que você quis transmitir!

    ResponderExcluir
  13. nossa naufrago! to extremamete emocionado, parabens pelo texto! muita força pra lidar com tudo isso. voce escreve muito bem

    ResponderExcluir
  14. Emocionante demais seu texto! Com certeza ele estava lá e sempre estará olhando por você! Obrigada por compartilhar conosco essa escrita tocante. Parabéns e muita força!

    ResponderExcluir