quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O inferno é aqui

 Desde pequenos nós aprendemos sobre predestinação. Quem é bonzinho vai para o céu, quem é malvado, vocês sabem. Mas sabem o que eu acho? O inferno já é aqui. Não é preciso fazer maldade para conhecê-lo, basta ser mulher. E como mulher, já nasci predestinada. Nasci predestinada a me comportar para que olhos malvados de homens que não se comportam não vejam em mim uma "presa fácil". Nasci predestinada a pensar duas vezes na roupa, sapato e maquiagem que vou usar ao sair de casa (às vezes até em casa, pois segura não estou em nenhum lugar). Nasci predestinada a assistir tutorial de como não ser estuprada em um país onde a cada 11 minutos uma de nós é. Cresci condicionada a viver em função dos outros, pois tudo que penso e falo depende de como vão reagir. Condicionada a cruzar as pernas ao sentar, a abaixar o short, a não usar batom vermelho, a tirar minha argola favorita, a não rir de forma exageradaa falar baixinho e concordar com tudo sem reclamar. 

E eu me questiono praticamente todos os dias. Por quê? Por que não pode ser diferente? Mas não é pra mim que devo fazer essas perguntas. Deveria perguntar aos homens. Que tal você não olhar para o meu corpo com malícia na hora que eu passar? E que tal, seu velho safado, na hora que eu estiver descendo do ônibus você guardar essa porcaria desse pinto dentro da sua calça? Já pensou, garotinho travesso em não comentar sobre o tamanho dos meus seios e da minha bunda na frente de outros garotinhos travessos para não me envergonhar e criar em mim inseguranças que eu levarei para vida inteira? Ou talvez, o que acha, homem que sabe tudo, de não diminuir meus conhecimentos enquanto eu falo? De não me rotular como grosseira quando eu me posiciono de maneira firme? Já imaginou respeitar meu não, que realmente significa um não, independente da minha roupa, da minha condição e da minha idade? E você, querido presidente, por que não cala essa boca em vez de dizer em entrevistas que quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontadePor que não usa sua posição para nos defender em vez de tirar nossos direitos? Hein? Por quê? 

Deveria perguntar, mas a eles não foram ensinadas essas questões, sabem por quê? Porque eles não nasceram predestinados a isso. Nasceram predestinados a fazer das nossas vidas um inferno enquanto vão à igreja e agradecem por mais um dia, amém.  E sinceramente? Por mim que vocês subam para o céu e nos deixem aqui, em paz. 


Elipse

13 comentários:

  1. Elipse, sinto uma conexão muito profunda com seus textos. Mais uma vez, impecável. Parabéns por abordar as dores que todas as mulheres sentem de forma tão assertiva e forte, você é f*da.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto! Você realmente conseguiu passar um sentimento de raiva absurdo que todas nós sentimos em situações como essa

    ResponderExcluir
  3. Esse texto bateu lá no fundo, Elipse! Só nós sabemos como é lidar com isso diariamente e obrigada por expressar isso tão bem!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto! Parabéns, Elipse! A forma como usou as palavras e fez conexão com o final ficou incrível!

    ResponderExcluir
  5. Elipse, obrigada por abordar esse tema tão importante. Adorei seu texto e como trabalhou em cima da predestinação.

    ResponderExcluir
  6. Texto forte, porém necessário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Forte ! Compartilho de seu sentimento. Excelente texto !

    ResponderExcluir
  8. Elipse, texto ótimo, parabéns! Incrível - e assustador - como todos os textos que aqui estão falando desse assunto, trazem coisas diferentes e horríveis sobre o nosso cotidiano.
    Obrigada pelo texto necessário e bem escrito!

    ResponderExcluir
  9. Ei, Elipse! Palavras fortíssimas e ainda necessárias, infelizmente. Achei a conclusão do texto maravilhosa, parabéns e forças!

    ResponderExcluir
  10. Esse texto foi um tapa na cara. Magnifico!!!
    Eu tenho o mesmo sentimento, mas não conseguiria representar tão bem como você fez. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  11. Elipse, meu deus! Perfeita? Sim, claro, como sempre. Toda linha que você escreveu era uma raiva diferente e um sentimento de identificação por já ter passado exatamente por essas situações. Veio tudo misturado: a vergonha, o desconforto, a indignação e a raiva. Parabéns demais pelo texto! Amei, amei e amei. Um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Elipse, me identifiquei em cada parágrafo. Realmente por que não a eles? Sempre somos nós que devemos nos adaptar, mas não poderiam ser eles, ao menos de vez em quando apenas para variar???

    Mas foi como você disse, eles não foram "predestinados" a isso e acaba que nos assediar se torna normal, infelizmente... :(

    ResponderExcluir