quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Carta de desabafo

 Querido Dindo( se é que posso te chamar assim , já que “dindo”, para você, sempre foi

“coisa de viado”),


Essa carta pra você começa há uns 10 anos ( por volta de 2010,2011, não lembro

exatamente),quando eu, um garoto de uns 8 anos de idade, um tanto quanto afeminado,

confesso, ouvi o senhor me chamar de “ futuro viadinho” na frente de todos da família,

em pleno natal. A partir dali, padrinho, minha vida nunca mais foi a mesma.


A começar pelos conflitos internos que passei a enfrentar diuturnamente. Eu era uma

criança , que não tinha a menor noção de sexo, gênero e sexualidade, e que se deitava

diariamente com diversas perguntas na mente: “Eu sou viado?”;” O que é ser viado ?”;

“ E se eu for ?”. Você imagina o que é isso na cabeça de uma criança criada em um

ambiente extremamente conservador ? Acredito que não , afinal , isso não são

preocupações de macho , provavelmente diria o senhor.


Além disso, dindinho, a minha vida passou a ser constantemente monitorada, por onde

andava, com quem andava e até mesmo meu celular, meus pais olhavam toda noite. Eu

nunca pude pintar o cabelo e muito menos usar brincos( afinal, se já falavam que eu era

bicha antes, imagina de brinco, né? ).


Porém , dindo, não escrevo essa carta apenas pra trazer essas lembranças , mas também

para lhe dizer que o senhor estava certo. SIM, eu sou viado, bicha, viadinho, bichinha,

invertido e todos os outros os adjetivos que já me chamaram, mas, hoje, com a

maturidade que eu tenho, só tenho orgulho de ser muito diferente do senhor e de todos

que me atacaram e atacam . E, por fim, gostaria de dizer que sou muito mais “macho"

que você ( e que todos da família, aliás). Quantos aguentariam passar por tudo que

passei? Mas, esses são assuntos para uma possível futura carta, quem sabe?


Jubiabá 

15 comentários:

  1. Oi, Jubiabá, adorei demais seu texto! Parabéns pela sua força!

    ResponderExcluir
  2. HEY SIS

    Parabéns irmã, espero que uma enorme peso tenha saído das suas costas e hoje esteja bem melhor e aaaaaa fiquei até feliz em ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Estou bem melhor sim. Que tenhamos sempre orgulho de quem somos.

      Excluir
  3. Adorei o tom depreciativo durante o texto com a palavra "dindo" e suas variantes. Não é algo, que te afeta, porque você é feliz por ser quem é, mas pra ele...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! Que bom quem você está feliz e bem resolvido consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Como deve ter sido difícil passar por tudo isso antes mesmo de saber o que significava. Espero que essas correntes do passado te deem mais força para querer ser mais feliz.

    ResponderExcluir
  6. Sei quanto o preconceito machuca e admiro sua força. Adorei que expôs sua dor em forma de carta para quem lhe causa a dor, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  7. Jubiabá, parabéns pelo texto. Linda forma de se expressar. Ter uma família conservadora é ter que escutar comentários rudes como esses, eu sei muito bem. Fico muito feliz que você deu a volta por cima. Mandando energias positivas! Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  8. Jubiabá, muito forte o texto, parabéns pela força, pela coragem e por lutar para ser você msm.

    ResponderExcluir
  9. Hey Jubiaba!

    Adorei a forçado seu texto! Você é uma pessoa que já sofreu muito mas também que sabe bem o que é e o que quer. Não acredite mesmo em criticas preconceituosas vindas de quem seja. Quem somos não posso ser ofuscado pelo preconceito!

    ResponderExcluir
  10. Eu amei como vc expressou sua força através das palavras perante toda essa situação! Parabéns pelo seu texto Jubiabá!!

    ResponderExcluir
  11. Olha jubiaba, eu senti uma raiva do seu dindo. Espero que ele viva bastante pra ver o homem incrivel e corajoso que voce se tornou. Parabens pela coragem e pelo texto!

    ResponderExcluir