quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

 Bullying é algo muito comum e subestimado na sociedade brasileira, presente na vida de inúmeras pessoas, que por muitas vezes podem ter alguém por perto, mas medo de tocar nesse assunto por ser um tabu. Eu por exemplo, fui vítima disso durante anos e não pude ter coragem de contar para a família por medo de acharem frescura ou algo do tipo. Isso pode vir a ser resultado da mentalidade das gerações passadas que de certa forma eram obrigadas a reprimir suas emoções devido a muitos fatores como: Criação dos pais, que tinham cada vez menos tempo para se preocupar com a vida pessoal de seus filhos educando-os a ser fortes mesmo que apenas para manter aparência. Isso com certeza pode ter dado problemas futuros independente de qual seja esse efeito na educação, e faz com que não seja de se espantar o aumento de índice de depressão e ansiedade, em muitos casos passando-se até mesmo de pais para filhos. 

Apelidos e algumas vezes agressões fizeram parte de meu cotidiano; nada doía mais do que eu tentar por muitas vezes revidar e não ter saída por estarem literalmente todos contra mim. Eu privilegiadamente não sofri com depressão e ansiedade por não ter tendência a ter esses tipos de problemas psicológicos, porém foi um período doloroso para mim enquanto eu o vivia, e muitas vezes, ter forças para ir ao colégio era um desafio. Por sorte, encontrei amigos que me ajudaram a tornar o sofrimento mais ameno, e no final do ano até mesmo consegui voltar a ver uma graça em ir para a escola por causa dessas pessoas que me faziam bem, mas da melhor maneira possível, consegui mudar de colégio e no final conseguir reverter a sequela desse quadro que instaurou-se na minha mente.

Quentinha Fria 

13 comentários:

  1. Okay, vamos por partes problemáticas que encontrei no seu texto mas espero que isso seja uma crítica construtiva e não julgadora.

    "Eu privilegiadamente não sofri com depressão e ansiedade por não ter tendência a ter esses tipos de problemas psicológicos".

    1) Ninguém tem tendência a ter nenhum problema psicológico (existem casos de pessoas que nascem esquizofrênicas e etc mas é uma outra conversa), depressão, bipolaridade, ansiedade ou síndrome do pânico são doenças que por acaso do destino/circunstancia (familiar, amorosa, escolar ou trabalho) a pessoa acaba sendo diagnosticado e passa a vida tentando ou vivendo um dia após o outro.

    2) Claro, existem determinadas pessoas que sabem lidar com diversas situações e acham que está tudo bem, vai passar ou ignora a situação e segue a vida, mas isso é muito errado. Evitando problemas ou ignorando eles só vão acumulando e sua cabeça vai encher de paranoias e logo resultando em ansiedade e uma possível depressão.

    3)Eu realmente espero que você esteja melhor hoje e com sua mente saudável mas sempre bom procurar terapia uma vez ao ano só pra ver se está tudo bem mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Quentinha, eu sinto muito por tudo o que você teve que passar pra chegar até aqui... fico extremamente feliz com o fato de você ter encontrado pessoas na mesma sintonia que você e que te ajudaram a lidar com essa dor, de verdade. Espero que daqui pra frente você esteja cercadx apenas de pessoas cheias de afeto pra te dar.

    ResponderExcluir
  3. Quentinha, imagino que tenha sido muito difícil pra você. Não ter a atenção merecida da família pode ter sido o pior de tudo. Espero de verdade que você tenha se livrado disso, mas se por algum motivo isso lhe afetar, converse. Não guarde isso pra você. Procure ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, essa situação, a qual você vivenciou é comum, como você mesmo relatou. O importante é não esconder os seus sentimentos e procurar ajuda, se tiver dificuldades para lidar com isso. Espero que esteja melhor.

    ResponderExcluir
  5. Quentinha, você foi a pessoa mais corajosa ao relatar sobre sua dor. Deve ter sido muito difícil passar por tudo isso sozinha. Mas saiba que você não está!
    Saiba que a psicologia não é uma ciência exata. Não existe certo ou errado, então se alguém te falar uma coisa sobre o assunto de forma "autoritária", não acredite!
    Continue forte. Espero que nessa nova etapa da vida você conheça pessoas boas que só te façam bem.
    Você não sabe quem eu sou, mas mesmo assim estarei aqui por você.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito por tudo o que você passou, Quentinha. Mas que bom que conseguiu superar esse episódio. Os amigos podem ser verdadeiros anjos em nossas vidas às vezes, mas não deixe de procurar ajuda se for o caso. Parabéns pela coragem.

    ResponderExcluir
  7. Bullying é algo que quase nunca consegue nos trazer algo bom, no máximo aprendizados. Eu também já passei por isso e posso te dizer, também foi horrível, mas de uma coisa eu aprendi, nunca mais aceitar algumas atitudes que vinham dessas pessoas e também aprender a superar mesmo quando tenha doido muito, porque agora eu sei o exemplo da pessoa que NÃO quero ser.

    ResponderExcluir
  8. Acho que só quem passa realmente sabe como é. Te desejo muitas energias positivas, e que bom que hoje se sente seguro para compartilhar seu texto com a gente.

    ResponderExcluir
  9. Quentinha, sinto muito que algo tão sério tenha acontecido e admiro sua força e coragem por ter compartilhado isso conosco. Quanto ao texto, senti em alguns momentos do 1° parágrafo certa impessoalidade, mas que foi muito bem contornada e substituída pelo seu relato pessoal e emocionante no 2° parágrafo.

    ResponderExcluir
  10. Quentinha Fria, sei como deve ter sido uma fase difícil. Ainda bem que você teve amigos que te ajudaram. Parabéns por falar sobre o tema. Aguardando seus próximos textos!

    ResponderExcluir
  11. Quentinha, o que você passou chega a ser desumano, fico feliz por você ter recebido a ajuda que precisava, você foi muito corajosa. Gostei da maneira que você abordou o tema!

    ResponderExcluir
  12. quentinha, triste demais que esse tipo de situação ainda exista na nossa sociedade. Que bom que voce encontrou amigos e espero que a partir disso voce construa uma nova e linda história.Parabéns pela força!

    ResponderExcluir
  13. Quentinha, fiquei triste por tudo que te fizeram passar, mas ao ler o final do texto me senti bem sabendo que hoje você superou essa situação.

    ResponderExcluir