quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Medo

 Me peguei pensando no que escrever sobre o que mais me afetava. Confesso que tive

dificuldades de escrever sobre isso, algo tão próximo de mim me faz sentir medo de me

expor. Medo. Palavra essa que acredito ser minha angústia na vida. Medo de que me

pergunto? Eu só sinto.

Pois vou falar para vocês o medo pode ser muitas vezes tão difícil e agoniante. Medo de

descobrir que minhas escolhas não estão corretas. Como saber qual a melhor decisão? A

incerteza me faz acreditar ser a minha única certeza.

Incerteza quanto ao mercado de trabalho, cada vez mais difícil de ingressar. Medo toda

vez que digo o quero ser na vida profissional aos meus amigos e familiares, que trocam

olhares de preocupação por mim e me aconselham a procurar uma outra profissão mais

rentável. Medo de não poder mostrar que eu posso conseguir a eles. Medo de não ser

boa o suficiente para fazer aquilo que gosto, e enfrentar a dura realidade dos olhares,

novamente temerosos por mim.

Medo até por idade, coisa que nunca pensei em ter. Ser velha demais para o mercado de

trabalho também dá medo. É perigoso dizem: Pode ser tarde demais para você! Será que

não existe mais espaço para mim nesse mercado? Medo esse que mistura com anseio.

Anseio de necessitar sempre estar certa nunca dar margem ao erro. Mas quem não erra?

Dizem que depois do erro aprendemos com ele, e a partir disso conquistamos o acerto.

Então porque o medo do erro se chegarei ao acerto? Anseio da aceitação? Sucesso?

Talvez. Só sei que o medo do que vem depois me assusta. Espero que esse medo não me

consuma. Ainda enquanto escrevo penso no simples medo do erro que tive ao fazê-lo.


Íris M.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Sei como é sentir medo de errar, sentir medo até do próprio medo, mas também concordo com você que é errando que se aprende, tudo vai dar certo! :)

    ResponderExcluir
  2. Não consigo dar um bom conselho mas siga teus sonhos e objetivos e acredite sempre em vc mesma.

    ResponderExcluir
  3. Siga sendo você mesma e as respostas certas ou não, aparecerão. Só não deixe de fazer o que quer por causa desse MEDO!

    ResponderExcluir
  4. Que o seu medo jamais te deixe paralisar! Que sirva de impulso para correr atrás dos seus sonhos sempre! Parabéns pelo texto, Íris.

    ResponderExcluir
  5. O medo é um sentimento bem complicado e, quase sempre , nos bloqueia de determinadas coisas. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. "Só sei que o medo do que vem depois me assusta. Espero que esse medo não me consuma."
    É EXTREMAMENTE NORMAL, afinal, vivemos em tempos tenebrosos, mas, o consolo é que podemos ser e fazer o que quisermos. Se não dê certo aqui, certamente ali dará. Só não deixe o medo te paralisar.

    ResponderExcluir
  7. Medo das incertezas e do futuro é algo que nos bloqueia. Tenho certeza que seu presente é brilhante e seu futuro também. Adorei o texto e o tema, por retratar um medo diário e sufocante que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. O medo é um sentimento mais comum que imaginamos. Eu mesmo compartilho desse medo e vontade constante de estar sempre acertando, mas como você mesmo disse, quem não erra? É impossível não errar e saber que por mais que estejamos dando o nosso melhor, ainda pode estar em um caminho duvidoso e tudo bem, acontece! Espero que assim como o meu medo, não estejamos dispostas a deixa-lo nos paralisar! tmj!

    ResponderExcluir
  9. Íris M., por muito tempo pensei assim. Parei para analisar: Para que fazer as coisas que me aconselham se no fim quem vai viver sou eu? Creio que tomar nossas próprias decisões é a solução. Afinal, ninguém vai viver para sempre e você tem o direito de escolher o que quer. Nessa análise, procurei opiniões de outras pessoas. Pelo visto, são poucos os que sabem o que fazer da vida - como eles disseram: "ainda não sei o que estou fazendo aqui". No fim, minha conclusão final foi que eu prefiro quebrar a cara pelas minhas decisões do que ficar culpando as outras pessoas por ter escolhido minha vida. Essa conclusão também me leva a fazer várias coisas arriscadas, mas vale a pena. Só se vive uma vez. Parabéns pelo texto. Esse tema leva a uma ótima reflexão sobre o que queremos ser e viver. Mandando energias positivas. Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  10. Íris, gostei da forma que você abordou um assunto e foi destrinchando ele. O medo assola todos nós de alguma maneira e devemos ser o mais forte possível para enfrentá-lo todos os dias.

    ResponderExcluir
  11. Iris, Parabéns pelo texto. Torço de coração pra que um dia voce consiga controlar esse medo, afinal, todos nós o sentimos. Força pra passar por cima disso, rato guarana tem certeza que você consegue.

    ResponderExcluir