quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Agora é tarde para chorar

Quando eu tinha sete anos meu irmão morreu. Eu não lembro o mês e não estou com vontade

de calcular em que ano ocorreu, mas eu sei que foi no início do ano, pois coincidiu da morte

dele ser no meu primeiro dia de aula. Ele era meu irmão mais novo e ele já estava doente há

algum tempo, na época eu era pequeno demais por isso eu não me lembro com exatidão o

que ele tinha. O que eu lembro são das noites que ele passou internado e da cara de

preocupação da minha mãe e dos meus avós, esses foram os indicativos de que as coisas não

estavam bem, porque se dependesse do meu irmão eu jamais suspeitaria, ele era uma criança

tão alegre, vibrante e valente que mesmo na sua pior fase não deixou transparecer o quanto

sofria. Parando para pensar agora, talvez o mérito dele me parecer tão bem mesmo estando

doente não tenha sido só dele, meus pais certamente me protegeram não deixando eu o ver

nas partes mais difíceis. Eles não me deixaram vê-lo quando estava internado e não me

deixaram vê-lo quando foi enterrado, no momento de descer o caixão. Mas sim, eu o vi

durante o velório, vi também minha mãe ao pé do caixão chorando o choro mais doido que se

pode chorar, vi meu pai no canto, chorando o mesmo choro, porém de forma mais discreta,

mas eu não chorei nesse dia, também não chorei quando vi minha mãe saindo do hospital

chorando e entrando no carro dizendo “ele foi embora”, assim como não chorei quando

cheguei em casa com minha mãe, depois do meu primeiro dia de aula e vi ele caído no chão da

cozinha, sem consciência. Eu só fui chorar cerca de um ano mais tarde, na ocasião eu morava

com minha avó, minha tia e meus primos. O choro veio de forma repentina e inesperada, e ele

se deu por um motivo inusitado para mim. No dia, minha avó e minha tia estavam de partida

para uma viagem (não lembro para onde) e meus primos choravam porque sentiriam saudades

delas. Eu lembro com exatidão de olhar aquela cena e pensar como ela era idiota. Elas estavam

indo, mas iriam retornar em poucos dias, não havia motivo para choro. Eu pensava assim, até

que eu mesmo comecei a chorar, primeiro por elas e depois pelo meu irmão. Eu não conseguia

aceitar que ele tinha partido, ele estava tão bem e de repente morreu, ele ficou doente e eu

não tinha percebido, ele morreu e eu não tinha me dado conta, mas naquele momento a ficha

caiu, ele havia partido e não voltaria mais. Por mais que eu saiba que eu não poderia ter feito

nada para evitar a morte dele, eu não consigo deixar de me sentir culpado, eu era o seu irmão

mais velho e nem sequer havia percebido a gravidade da situação até que já fosse tarde

demais. Hoje em dia eu evito pensar nisso, mas depois desse texto, talvez eu passe a pensar

mais.


Homem Macaco

12 comentários:

  1. Sinto muito pelo o que você passou, não consigo imaginar sua dor! Parabéns pelo texto, me emocionei demais! :/

    ResponderExcluir
  2. Okay, isso é demais... tenho irmãos mais novos e deus me livre que algo aconteça com eles, prefiro morrer do que perdelos e sinto muito por vc ter sentido essa dor.

    obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo texto, Homem Macaco. Eu tive uma reação muito parecida com a sua, quando perdi minha avó materna e um primo. Nunca deixei de sentir a dor, mas também evitava pensar sobre. E de supetão, estava em lágrimas. Não se culpe por "não sofrer" como os outros. Você era pequeno, como relata. Não entendia a dimensão da situação.

    ResponderExcluir
  4. Nunca é tarde para chorar. A perda ainda está viva dentro de você. Concordo com Modo Anônimo quando diz para não se culpar por não sofrer como os outros. Cada um sofre a perda à seu modo. Não significa que você sentiu menos.
    Não consigo imaginar a sua dor. Espero que você um dia consiga superá-la.
    Sua escrita é linda e o modo como você externizou tudo isso me fez chorar. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito pela sua perda. No texto foi possível perceber a sua dor e angústia. Espero que um dia essa dor passe e reste apenas as boas memórias! Forças!

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito pela perda e imagino o quanto isso deve ter abalado não só você , como toda sua família. Gostei do texto!!

    ResponderExcluir
  7. Homem, você não tem culpa de nada. As coisas aconteceram como deveriam. Guarde as lembranças boas.
    Se sinta em PAZ.

    ResponderExcluir
  8. Texto emocionante. A maneira como você expressou a dor, narrando os acontecimentos, foi muito tocante. Sinto pela sua perda.

    ResponderExcluir
  9. Homem macaco, lindo texto. O destino é imprevisível, nunca sabemos o que vai acontecer. Chorar é o melhor remédio - lava a alma como muitos dizem. Lamento pela sua perda. Aguardo pelo seus próximos textos. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Homem Macaco, parabéns pelo texto e meus sentimentos pelo seu irmão!

    ResponderExcluir
  11. Sinto muito pela sua dor, Homem Macaco, Devo admitir que acabei também em choro lendo o seu relato. Cada um tem a sua forma de sofrimento, ninguém é igual. Quando eu era mais nova e perdi o meu avô que também ficou muito doente, eu me senti estranha com a morte dele, não soube demostrar direito o quanto sofria, mesmo que isso de fato ocorresse e foi algo que não entendi por muito tempo. Hoje penso que ainda era muito nova para entender completamente meus sentimentos. Sinto saudades também dele hoje, mas não me culpe mais. Talvez com você seja assim, um dia você se perdoe, e vem como o choro, do nada.

    obs: hoje sou bem diferente de quando criança, mas sei que essa fase foi importante para eu entender quem sou hoje <3

    ResponderExcluir
  12. homem macaco, a dor da perda é realmente muito forte. Parabéns pelo texto e por coneguir seguir em frente. Meus sentimentos

    ResponderExcluir