quinta-feira, 4 de abril de 2019

Competidor é quem compete


Começa mais uma semana que antecede um campeonato, com ela vem o nervosismo e angustia de, mais uma vez, não saber o que vai ser encontrado pela frente no dia da competição.
A semana de treinos começa forte, muitas vezes tendo que lutar contra balança para perder o peso hora da luta, brigo com meu próprio pensamento, comer ou não comer aqueles belos doces e suculentos hamburgueres? Será que conseguirei atingir o peso estipulado para competir?
Apoio meus amigos e de equipe dizendo que todos eles precisam de foco, mas eu mesmo sempre o perco. Luto contra o meu próprio pensamento, e sempre acabo cometendo ato falho na hora de pedir as comidas. 
Eu tento, sempre tento, as vezes acabo conseguindo, mas a vontade é sempre maior que eu.
Todo conhecimento adquirido durante anos de treinos sendo posto à prova, frente a outros competidores que ao mesmo tempo também se esforçaram muito para estar ali.

Todos têm sua própria história, o seu comprometimento, suas limitações e seus sonhos de estar sempre entre os melhores perante o esporte que mais ama. Mas o que mais está valendo ali é a chance de encarar os seus medos e suas limitações.
O resultado final, para muitos, é o que menos importa. Entrar em um tatame e enfrentar um desconhecido é o que lhe motiva, sem pensar se ganhar medalha ou não, afinal, competir é quem compete.

Luz Luar

4 comentários:

  1. Olá Luz querida, então, eu achei bem meia-boca esse texto pra te falar a verdade.
    A repetição absurda de "eu", o uso errado de pontuações (como no "afinal" que deveria vir após um ponto e não uma vírgula), o fato do texto ser bem curto e aberto (fez eu n consegui entender pra onde você quis ir e logo n identifiquei o tema da semana) e o quinto parágrafo é confuso demais (acho q vc se perdeu um pouco nas ideias e o parágrafo ficou incompleto).
    Contudo, ainda achei válido a reflexão e a visão subjetiva do emocional que se passa na cabeça de uma competidora, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Li o comentário da Viúva Negra e percebi que tô sendo mto legal com as pessoas, pq sempre dou um biscoitinho pra geral depois das críticas kkk DESCULPA, PROFESSOR, EU GOSTO DE SER AMÁVEL, EU GOSTO DE SER GENTIL, E SEMPRE DÁ PRA VER COISAS POSITIVAS
    Vou atuar e ser má a partir de agora. (kkkkk engano ninguém)

    ResponderExcluir
  3. Agora comentando de verdade kkk
    Cara, eu também achei um pouquinho difícil identificar o tema, mas tem umas outras crônicas nas quais eu senti ainda mais dificuldade, então até que tá ok.
    Acho que talvez você precise revisar o texto com mais atenção depois que escrever, porque tem umas partes em que tem umas incoerências bem bobinhas.
    "... perder o peso hora da luta" ---> Seria perder peso na hora da luta? Acho que mesmo assim não faria sentido, dava pra construir essa frase aí de forma bem melhor. Além disso, depois dela ficaria melhor um ponto, e não uma vírgula.
    "Apoio meus amigos e de equipe..." ----> Amigos DE equipe, ou amigos E equipe?
    "...se esforçaram muito para estar ali." ---> O estar não deveria ser estarEM?
    "...sempre entre os melhores perante o esporte que mais ama." ---> Acho que perante não tá fazendo muito sentido aí, poderia ser outra palavra. Além disso, o "ama" deveria estar no plural.
    " sem pensar se ganhar medalha ou não, afinal, competir é quem compete." ---> O "se" não tá fazendo muito sentido, não seria sem pensar EM ganhar medalha? Não seria competiDOR é quem compete, ao invés de "competir"?
    Acho que essas falhas que você cometeu na hora de escrever são normais, pq sempre acontece um lapso ou outro. O negócio é que provavelmente em uma revisão atenta do texto você perceberia isso, então fica aí a dica!
    Bjs sanguinários
    (Ó, fui cruel kk)

    ResponderExcluir
  4. Notei alguns erros e espero que você leve o que irei falar da melhor forma possível. Percebi diversos erros de concordância, e isso faz muita diferença no texto. Alguns erros de acentuação e, sobretudo, uns erros ortográficos. Coisas desse tipo podem tirar toda a magia do seu texto, tenha mais atenção com isso. Gostei muito da reflexão que seu texto passou, mas acho que o tema da semana não ficou muito claro.

    ResponderExcluir