quinta-feira, 4 de abril de 2019

Memória imunológica

   Antígeno é uma substancia estranha ao seu organismo que, quando entra em contato com ele, induz o sistema imunológico a produzir anticorpos. Durante esse processo, o corpo envia células específicas de reconhecimento para analisar o antígeno e atacá-lo. No final dessa batalha,  as poucas células restantes obtém uma resposta sobre o corpo desconhecido e armazenam um histórico sobre ele. Assim, as chamadas células de memória adquirem uma memória imunológica que, toda vez que o antígeno atacar novamente, entrarão em ação produzindo o que diabos for necessário para combatê-lo.
   E o meu antígeno voltou.
  O mesmo vírus, os mesmos sintomas, o mesmo diagnóstico. Me deixou de cama da última vez. Doíam braços, pernas e peito. Minhas feições do rosto pareciam congeladas, os cantos da boca puxados pra baixo. O estômago embrulhava toda vez que lembrava só do cheiro do chiclete de canela. Não sei o que incomodava mais, a cabeça que latejava ou o peito cujo ar faltava.
  O remédio demorou a fazer efeito. No começo, tive reação alérgica. Botava pra fora, me coçava, lacrimejavam os olhos. Foram meses tomando aquela porcaria. Uma hora, meu corpo se convenceu de que era o melhor pra ele, não reclamava mais. Varias doses de amor próprio. Até comecei a encarar a situação com humor, achar graça desse corpo estranho que derrubou meu sistema. Meus amigos também faziam piada e me botavam pra cima. Assim era mais fácil de me curar- e eu achava que tinha. Até encará-lo de novo.
  O mesmo sorriso cínico, o mesmo dar de ombros, o mesmo olhar persuasivo.
  A mesma voz inebriante, o mesmo toque envolvente, o mesmo imã que me atrai.
  Dissonância cognitiva o nome disso. Ou auto-sabotagem, se preferir. Me fugiram todas as definições fornecidas pela língua portuguesa. Língua. Será que o gosto é o mesmo? Beijo na bochecha. A pele encostando na minha, o cabelo esbarrando no rosto. E, ao mesmo tempo, o cheiro de canela. Uma pontada no estômago. Cadê meus anticorpos? Era tarde demais, eu sofria de amnésia imunológica.
Toninho Rodrigues

9 comentários:

  1. QUE. FODA!
    Cara, AMEI a analogia da memória imunológica, anticorpos e tal, FODA. PRA. CARALHO.
    E, sinceramente? Acho que todo mundo tem um pouco de amnésia imunológica kkkkk
    Cheguei a lembrar dx crush, ai ai...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci. Talvez dar um jeito de diminuir o primeiro parágrafo fosse uma boa ideia. Dormi um pouco lendo a explicação kkkk

      Excluir
    2. Que bom que gostou! Queria justamente não especificar o gênero dos personagens para que o leitor se identificasse com a crônica. Afinal, quem não tem um pouco de amnésia imunológica rs?
      E sobre a introdução, concordo que esteja um pouco cansativo, até pra mim que não sou nada dessa área, mas achei necessário a explicação para o texto fazer sentido. Talvez encurtá-la, não sei.
      Obrigada pelas dicas! Abraço!!

      Excluir
  2. Eu simplesmente amei!!!! Essa analogia que você fez com a biologia ficou sensacional, o texto ficou muito gostoso de se ler. O primeiro parágrafo pode ficar meio cansativo para quem não curte o tema, mas é essencial para entender o enredo da crônica. Talvez, como a Leena disse acima, tentar encurtá-lo seria o melhor a se fazer. Parabéns!!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que gostou! Foi difícil até pra mim escrever o primeiro parágrafo, não é fácil fazer síntese de algo complexo, ainda mais de um assunto que não domino muito rs. Várias abas do google abertas.
      Aprecio o comentário!! Abraços!

      Excluir
  3. Como disseram, ficou foda demais a ideia do texto!!! Minha única critica (que eu acho até injusta) é a falta do acento no “várias”, mas aposto que foi falta de atenção, já que ta tudo bem acentuado! AMEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que você está caçando erros! Hahaha tudo bem, foi falta de atenção mesmo, confesso. Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado.
      Abraços!!

      Excluir
  4. Ficou incrível!! Mas para ser sincera, da primeira vez que li, pulei grande parte do início e só depois que comecei a gostar da história resolvi voltar. Queria que a parte final fosse o principal do texto, por que todo o modo que escreveu pareceu muito envolvente.
    De qualquer forma, bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é a primeira pessoa que reclama da lentidão do primeiro parágrafo e eu mesmo também acho ele denso haha! Acho que inverter a ordem do texto perderia o "suspense" dessa analogia/ metáfora toda de biologia hihi mas agradeço muito sua crítica.
      Abraços!!

      Excluir