quinta-feira, 18 de abril de 2019

Lições de um inverno memorável

Era agosto. Inverno. Os dias já não traziam tanta euforia ou paz.  O câncer havia se espalhado rapidamente em seu corpo. Meu tio João estava internado no hospital. Eram poucos movimentos, as palavras eram breves. Mesmo assim, todos podiam ver esperança em seu olhar. Apesar da situação trágica, ele fazia planos para o futuro e continuava a contar piadas sobre seus encontros em Cavalcante. Seus dias eram os últimos, mas o sorriso parecia eterno. 

Tio João era nosso tio mais chegado.  Ele sempre nos visitava nos feriados, aniversários entre outras datas. Era impressionante o esforço que ele realizava  para trazer barras de chocolate que pareciam sempre estar em promoção nas Lojas Americanas mesmo estando em uma condição financeira difícil. Eu e meu irmão adorávamos ouvir seus conselhos depois do almoço. Ele sempre dizia a minha mãe que quando recebesse o  dinheiro de sua aposentaria gostaria de investir em nosso futuro de alguma forma.

Terça-feira. Minha mãe disse que ia visitá-lo. Ela me chamou, porque existiam vagas disponíveis. Entretanto, eu decidi ir outro dia. Pensei em deixar para quinta-feira. Fazia um tempo que eu não o via, mas coloquei a desculpa de que eu precisava resolver algumas coisas. "Por que hoje, se posso ir depois?". Estava cansado. Não queria ir. 

Quarta-feira.

Quinta-feira. Aquele dia amanheceu nublado. Quando acordei, meus pais já não estavam em casa. Achei estranho pelo horário que eu havia acordado. Mas me arrumei ,fui para escola e sabia que quando eu voltasse visitaria o Tio João. 

Bem, talvez você saiba o que vou dizer agora. Sim, aquela visita que procrastinei... nunca aconteceu. 

Sempre que eu olhava para ele naquela situação, queria agradecê-lo pelas risadas, pela maturidade que ele me fez alcançar. Queria dizer "eu te amo, tio", todas vezes que eu entrava no quarto. Mas não disse. Sempre quis deixar para amanhã. E o amanhã não quis chegar. Agora, as palavras de gratidão são sufocadas por um remorso violento. As lágrimas mancham os versos que nunca entreguei a ele. 

Então, aprendi naquele inverno: breve somos. Em um instante, desapareceremos. Os momentos eufóricos logo se tornarão memórias em nossos corações. Efêmero. Resolver algumas coisas nunca serão mais importantes do que pessoas. A agenda nunca pode estar lotada demais se ela nos impede de amar.
 Então, por que deixar o abraço ser tão rápido? Por que deixar as pessoas passarem por nós sem se quer que deixarmos uma marca de amor? Por que aquele beijo em sua família precisa ficar para outro dia ou para uma data importante? Existe por acaso dia mais importante do que o hoje? 

Aprendi que o amanhã pode não existir. E como já dito pelo poeta: "O ontem é passado. O amanhã é um mistério. Mas o hoje é uma dádiva. Por isso, se chama presente".
Joey Tribbiani

Um comentário:

  1. Oi, Joey! Seu texto trás uma puta reflexão e da um grande tapa na cara da gente. Eu tenho umas memórias aí meio similares que me assombram às vezes, mas deixa eu te dizer: seu tio sabe disso tudo aí que você queria ter dito pra ele, sabe sim! De alguma forma ele sabe, e provavelmente não iria querer que vc ficasse com isso na cabeça te perturbando e te fazendo se sentir culpado. A lição já foi aprendida - e agora repassada pra quem tá lendo essa crônica -, e foi valiosa. Te deixo aqui um abraço bem apertado <3

    Tenho algumas coisinhas pra criticar na sua crônica:
    ". Era impressionante o esforço que ele realizava para trazer barras de chocolate que pareciam sempre estar em promoção nas Lojas Americanas mesmo estando em uma condição financeira difícil." ---> Achei que essa parte aqui ficou meio confusa, meio ambígua. Daria pra você reformular, ou até mesmo usar travessões pra dar uma melhorada. Quem tava em condição financeira difícil? As barras de chocolate ou ele? É CLARO que obviamente foi ele, a gente entende, mas mesmo assim dava pra organizar melhor e eliminar essa ambiguidade.

    "Mas me arrumei ,fui" ---> Aqui é só a vírgula msm, que tinha qeu estar antes do espaço, e não depois. Provavelmente foi sem querer, mas vi e resolvi comentar kkkk

    Um beijo <3

    ResponderExcluir