quinta-feira, 18 de abril de 2019

Frases desnecessárias


Uma das piores sensações do mundo é você saber que está errada e não conseguir parar de errar. Eu sempre fui uma pessoa ciente do que faz bem e do que faz mal, dos riscos que certas atitudes podem trazer e do que devo fazer ou não. Mas, mesmo assim, em certas situações, não consigo evitar fazer tudo ao contrário. Isso acontece muito quando se trata do meu pavor de ganhar peso.
A adolescência é uma fase aterrorizante. Nos meus doze ou treze anos comecei a ligar para o meu corpo e para o que os outros pensam de mim. Todo mundo sabe que a aparência não importa e beleza não é tudo. Ser magra é só um padrão imposto pela sociedade. Como disse, eu entendia tudo. Colocava isso na minha cabeça o tempo todo. Mas não deu certo.
Qual a necessidade de comentar o peso dos outros? Pra que falar “você engordou um pouquinho” ou “você tá mais cheinha do que da última vez que nos vimos”? Não sei pra que; só sei que falaram para mim. Mais de uma vez. Ouvir essas frases não deveria ser problema pois não tem problema em ser gorda. Eu sei disso. Acredito nisso de verdade. Mas não consegui evitar. Essas frases me marcaram muito, causando um trauma que me assombra até hoje.
Comecei a comer menos. Sempre que estava sozinha em casa passava metade do tempo procurando na internet exercícios para emagrecer e na outra metade estava fazendo eles. Já cheguei a ficar mais de um dia sem comer. Dizia que ia cortar os doces, não comeria mais fritura. Mas ficava nervosa e comia. E me sentia culpada. E fazia exercícios. E dizia que não comeria mais. E ficava nervosa. E comia.
Minha mãe sabia que algo estava errado e tentava conversar comigo, mas eu fugia do assunto e dizia que estava tudo bem. Porém, ela me conhece mais do que eu mesma. Nós conversamos várias vezes e tirou um peso enorme de mim.  Decidi que continuaria tentando emagrecer, mas dessa vez não me cobraria tanto. Apesar de ter sido extremamente difícil, passei a comer menos doces e frituras e a fazer exercícios de verdade, dessa vez sem todo aquele desespero e com ajuda. Minha mãe conversava sempre comigo e, quando percebia que estava estranha de novo, falava mais ainda. Esse apoio fez toda a diferença.
Não se preocupe, hoje estou bem melhor. Não vou mentir, às vezes a paranoia volta e me sinto culpada por comer, ou então choro quando acho que engordei. Mas sinto que estou no caminho certo. De qualquer forma, espero que um dia as pessoas entendam que certas frases desnecessárias no momento errado podem desencadear um problema para a vida toda. Não custa nada ter um pouco de empatia.
Sharpay Evans

Um comentário:

  1. Seu texto me emocionou muito, porque também já passei por algo parecido. Aliás, é triste pensar no quão comum essa situação é. Você está MUITO certa em falar que essas frases são SUPER desnecessárias, porque realmente são, e realmente podem causar um impacto muito grande nas pessoas. Você também foi muito corajosa em dividir isso e, parabéns! Parabéns porque eu reconheço que eu mesma não teria a coragem de dividir essa parte da minha história, então PARABÉNS MESMO!

    Tem alguns errinhos no meio da crônica, mas nada grande.
    "Ouvir essas frases não deveria ser problema pois não tem problema em ser gorda." ---> Acho que aqui tinha que ter uma vírgula antes do "pois", e talvez você pudesse reformular para que os dois "problema" ficassem mais distantes. "Ouvir essas frases não deveria ser problema, pois ser gorda não é um problema." Na minha opinião, assim ficaria melhor.

    " Sempre que estava sozinha em casa passava metade do tempo procurando na internet exercícios para emagrecer e na outra metade estava fazendo eles." ---> Nesse trecho aqui eu senti falta de vírgulas, acho que pelo menos uma antes do "e" faria uma diferença.

    Só isso mesmo. Crônica ótima!
    Beijos <3

    ResponderExcluir