quinta-feira, 22 de março de 2018

A língua é falha

"Eu te amo", dizia ela enquanto me envolvia num abraço sem fim. Uma eternidade de apenas quatro segundos, mas que até hoje me leva a questionar o verdadeiro significado daquelas palavras. Não que eu duvidasse do que havia sido dito, mas não era capaz de dimensionar o seu sentido para além do literal, frio e objetivo.

Mesmo passados seis anos, aquela frase que ouvi aos doze segue como evidência da imperfeição da língua nas nossas comunicações diárias.

Sim, a língua é falha...

É falha porque nunca é capaz de transmitir uma mensagem sem a interferência de outros fatores senão a própria intenção do emissor. Por vezes, um “eu te odeio” enfático pode representar muito mais afeição do que um “eu te amo” vazio. Por vezes, um “eu te amo” realmente representa mais afeição que um “eu te odeio”.

É tudo relativo...

Se a conversa acontece por mensagens a distância, é mais relativo ainda. Se face a face temos a oportunidade de analisar as expressões faciais e as entonações das coisas que nos são ditas, por mensagens contamos somente com a interpretação fria daquele texto. E, como cada vez menos buscamos entender e ser entendido, o resultado é catastrófico. Desavenças e hostilidades por puro desentendimento, justamente a falta do entendimento.

Isso tudo é muito óbvio, eu sei, mas não custa lembrar. Em tempos em que brigamos e nos ofendemos por tudo, que tenhamos mais sabedoria no uso da língua!

Por Suco de Caixinha.

4 comentários:

  1. Texto muito bom! Creio que o tema atingirá a muitos, como me atingiu em cheio!
    Chega de palavras vazias, precisamos mais demostrar do que dizer por dizer.

    Mary-L. P.

    ResponderExcluir
  2. Como uma coisa simples pode se tornar uma grande reflexão, não é? Já perdi algumas amizades devido a essa falha...
    Eu compreendo seus sentimentos

    ResponderExcluir
  3. Seu texto trouxe uma simples verdade mas que é muito séria. Com nossa língua temos o poder de construir coisas tanto para o bem como para o ruim ou mal. Gostei bastante achei muito reflexivo e realmente temos que ponderar mais as coisas que falamos.

    ResponderExcluir
  4. a gente precisa de mais olho no olho! parabéns pela reflexão! estou apaixonada pela sua escrita.

    ResponderExcluir