quinta-feira, 22 de março de 2018

Relevância, Irrelevância na história e sotaque

Diversos fatos mudam o curso da história. Costumam-se citar vários. Sempre os maiores e mais marcantes. Normalmente guerras. As mais notáveis, e o que modificaram na configuração do mundo atual. E principalmente, o que de relevante mudou na configuração atual.

Justíssimo! Nossa vida é da maneira de ser, porque algo aconteceu para que ela fosse assim.

Porém, o que existe de expressivo que ocorreu no passado, remodelou tanto, mas tanto, que além de alterar as coisas relevantes, alterou as irrelevantes. E coisas irrelevantes são o interesse desse rabiscador.

Voltemos à França numa das passagens mais conhecidas da história: Revolução Francesa. Brioche. Queda da Bastilha. Guilhotina. Corte decapitada. Quando através do 18 de Brumário, Napoleão assume o poder na França. Durou poucos anos para se tornar imperador. Endoidou de vez. Invadiu todo mundo. Menos a Inglaterra. Decretou o famoso "Bloqueio Continental". Portugal não segue as ordens francesas. E Napoleão resolve invadir o território lusitano. É o momento em que a corte portuguesa foge para o Brasil.

Foi o suficiente para influenciarem na nossa cultura de todas as formas. Na comida. Nos hábitos. E no jeito de falar. O 'S' chiado do carioca é uma característica adquirida aos falantes da região, diretamente ligada à este episódio ocorrido à mais de 200 anos. Pois era dessa forma que os portugueses pronunciavam as palavras. Junto ao Pará (por influência jesuíta), os únicos estados no Brasil que utilizam tal fonema. O quindim que conhecemos hoje é um ancestral da "brisa-do-liz" portuguesa.

Por que eu falei isso tudo? Porque eu gosto de histórias e de coisas irrelevantes. Mas também para mostrar que, um fato, por mais que pareça isolado - apesar de importante - se relaciona conosco a todo momento e a toda hora. A Revolução Francesa fez a gente falar paxshtel. Napoleão fez a gente comer quindim.

Por Almirante João Cândido.

19 comentários:

  1. Criativo seu texto apesar de você citar fatos na história, nunca pensei por esse lado, pude refletir através do seu texto o quanto talvez atitudes nossas podem alterar cursos na história que nem podemos imaginar a curto prazo.Enfim parabéns belo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado pensar que um texto que você escreve causa reflexão em outras pessoas kkkkkkkk. Obrigado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a relação passado e presente, mas eu adorei ainda mais você falar sobre história em uma crônica, algumas de minhas coisas favoritas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História <3, está entre nossas coisas favoritas então.

      Excluir
  5. Sou suspeita pra falar, pois amo história <3
    Gostei muito do humor e da conclusão que foi feita.
    Parabéns!

    Mary-L. P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo! Aliás, escolhi exatamente porque sei me virar melhor com temas assim, ainda mais nesse primeiro exercício.

      Excluir
  6. Eu estou completamente apaixonada, você pode enviar textos aleatórios para o meu e-mail? kkkkkkk
    Socorro, não vejo a hora de ler mais uma crônica sua!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do texto, mesmo sentindo que ele começou muito sério para um texto que visava o humor (atingido plenamente no final). No entanto foram feitas boas relações entre os fatos históricos e as heranças.

    Aurora Munds

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos elogios. Quando eu escrevi eu pensei que talvez considerassem um texto meio forçado. A sua crítica me jogou o oposto hahahaha. Com certeza irei melhorar, todos nós, aliás.

    ResponderExcluir
  9. Almirante, estou impressionada com o texto. Tenho apenas uma correção gramatical a fazer. Na frase "...a gente falar paxshtel" a palavra "paxshtel" deveria estar entre aspas. Mas isso jamais tira o mérito de sua crônica. Parabéns!

    ResponderExcluir