quinta-feira, 22 de março de 2018

Coisas simples para viver

Aqui estou preso na chuva, olhando o dia a dia nessa cidade um pouco estranha para uma pessoa do interior. Naquela cidadezinha tudo se fazia a um passo de casa, aqui nesta nova cidade preciso de pelo menos um meio de transporte para me locomover por essas ruas até minha atual residência. Sobe e desce, levanta e abaixa, segura, espera... Uma eterna melodia e arpejo de ações dentro desse ônibus. O clima está fresco para essa cidade quente e soalheira e vejo casacos e calças ao invés de vestidos e bermudas mas uma coisa não muda que é a expressão  dessas pessoas, algumas parecendo ansiosas e outras inquietas e alguns , poucos, com cara de despreocupados. De qualquer forma nesse dia que parece natural a todos pude observar em uma breve parada desse ônibus um ser que para a grande maioria passa desapercebido; vejo um mendigo que chega com um pedaço de pão e joga para um cachorro que ,acredito, é seu próprio animal de estimação. Incrível como no meio de tantos rostos só enxerguei plena alegria na expressão daquele mendigo ao alimentar seu animal. Aquela cena me fez refletir ,logo após o veículo começar a andar, que estamos tão cheios de compromissos, estudos e trabalho que não curtimos as coisas simples que dão significado à vida. Posso não ser rico e andar de camaro amarelo mas em questão de bens materiais tenho mais que aquele mendigo ;entretanto, uma coisa sei que aquele morador de rua aproveitou mais aquele instante no tempo do que eu. Apesar dessa vida de eterno ostinato dentro dos ônibus, vale a pena buscar coisas que deixem os momentos mais agradavéis como aquele mendigo me mostrou; procurarei , então, cultivar mais as coisas simples que dão prazer como , por exemplo, chupar uma balinha na volta para meu lar nesse “bus” na cidade chamada “sorriso”.
  
Por Livia Calvant.

9 comentários:

  1. Livia, a análise de que é preciso enxergar essas pequenas coisas e momentos é muito bonita! Porém, a falta de pontuação atrapalhou bastante o andamento do texto.
    Cuidado com a revisão, mas continue escrevendo com essa inspiração!

    Mary-L. P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela observação e realmente preciso trabalhar pontuação pois nunca foi forte rs.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro textos que exaltam o cotidiano. A beleza do simples, como você expôs no texto é algo que me fascina demais. Acho que o problema do texto está mais na estética que no conteúdo. Sei lá, parágrafos, ou como Mary-L P disse, a pontuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e sim preciso melhorar minha maneira de escrever e que bom que gostou da proposta do meu texto.

      Excluir
  4. Conheço muitas pessoas frustradas por não saberem viver com o que esse texto (muito bom, por sinal) nos ensina: aproveitar a alegria dos pequenos momentos.

    Se não o fazemos, nunca vamos ser felizes, porque estaremos sempre buscando a felicidade em algo não está em nosso alcance...

    Como já disse, o texto está muito bom e traz uma ótima reflexão. Mas também concordo com a revisão da pontuação, como a ausência de alguns pontos e vírgulas e a posição de algumas delas (coladas na palavra seguinte).

    Não se desanime com as sugestões! Seu texto não deixa de estar ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH obrigada pelo comentario
      Também acho que se não aproveitarmos essas pequenas felicidades a vida fica meio triste e sem propósito e quanto a escrita é um ponto que sempre tive dificuldade com pontuação e tento melhorar.. um dia eu chego la eu acho rs

      Excluir
  5. Adorei a sua forma de pensar e de se expressar. ótimo conteúdo de texto. Talvez algumas pessoas achem ele "direto" demais, sem parágrafos, algo ruim, mas as vezes ele passa uma sensação que o texto pontuado e bem "organizado" não passa: de espontaneidade, sinceridade, as vezes até confusão. Por isso acredito que existem vários tipos de escrita, não ache que porque te criticaram positivamente aqui seu texto tem algo de errado. Continue assim, sempre aprendendo e melhorando o que achar que deve ser melhorado, mas sempre valorizando o que você já tem. Parabéns!

    - desproporcional

    ResponderExcluir
  6. Texto bonito e singelo. Gostei da ideia, mas existem muitos aspectos coesivos que precisam ser melhorados. De qualquer maneira, parabéns. Estamos todos aqui para APRENDER.

    ResponderExcluir