sábado, 13 de outubro de 2018

FILOSOFIA, VINHO E MARTÍRIO


quero a vida leve
ser pluma 
perambular como nuvem alguma
quero provar da chuva
o doce da uva
ficar de molho
em meu seco arroio
quero evitar o choro
o teu cinismo
quero cessar o tabagismo

busco teu amor leve dos dias de sol
a manhã de inverno a deixar-me só 
teu intermitente amor
cheio de dor
de clichês 
cada vez mais simples esse amor
sem ardor
de ofuscado fulgor

queres o contentamento
quero teu alento 
queres agora um amor simples
quero teus intermináveis requintes
mas te entendo
cansa amar fervendo
o peito pulsando
cedendo
te entendo
cansa amar ardendo
o beijo borbulhando
sedento 

chegaram pra ti as loucuras
a adolescência 
crê-se criança 
mas negas aventuras
crê-se criança 
mas cheia de indecência 
menina madura
negas meu amor confuso
meu amor em desuso
negas Aristóteles
reafirmas Confúcio

teu pai dentista
tua dor de dente incessante
não resolve ele
teu egoísmo maçante
meu amor em desuso
eu? sempre em uso
e deduzo
será Heráclito
a entortar-te o taco?

debruça-te em Heráclito
deixas a mim o Deus Baco
teu beijo tácito 
deixa-me o álcool
seria eu um amante fraco?
teu peito cálido
deixa-me o vinho
serei eu passageiro do martírio?

Zé Zepilim


6 comentários:

  1. literalmente se tratou de poesia para os meus olhos

    ResponderExcluir
  2. PUTA QUE PARIU, ZÉ! Queres me matar? Ultimamente, suas crônicas têm sido maravilhosas. Jamais esperaria algo como isto! Como amante do Vini de Moraes, ter lido estes versos fez com que eu pensasse estar lendo um trecho das suas poesias. Foi surpreendente ler algo assim, além da sonoridade em rima, toda a questão de repassar os sentimentos formou um contexto incrível. Depois do que escreveu só tenho algo a dizer: Não estou sabendo existir. HAHAHAHA.

    ResponderExcluir
  3. suas referências e a forma como você cuida da sonoridade e das estruturas dos seus textos mostram que você tá em outro nível em comparação com o resto dos escritores (e eu me incluo nisso, principalmente kkk)
    meu favorito como sempre

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é tão belo. A sonoridade conduz muito bem a leitura. Incrível e leve. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da estrutura. Bem diferente. E o texto em si, é espetacular.

    ResponderExcluir