domingo, 28 de outubro de 2018

Um mundo curado

Sempre me peguei pensando como seria estar em uma universidade federal. Queria
experimentar. E a experiência é o melhor curso que uma pessoa pode ter.
Logo de cara, houve um choque de realidade. É como se fosse outra dimensão. Em
poucos meses de UFF, compreendi que o senso crítico era a essência da faculdade.
Permitir reflexionar. Não é à toa que em um país retrógrado, onde uma suposta
“ameaça comunista” aparece incessantemente, a universidade federal seja
generalizada como um “antro de comunistas”.
Aonde quero chegar? Bem, posso dizer que grande parte dessa reflexão se deve às
crônicas.
Crônica sobre o Michael Jackson – ops, entreguei a minha figura pública -, crônica
sobre traumas, crônica sobre sonhos e, claro, as crônicas políticas. Tema, que eu diria
carro chefe do raciocínio.
Entretanto, a crônica que escrevo nesse momento foi, de longe, a mais pertinente que
eu fiz até agora. E o motivo é muito simples. Essa crônica, a meu ver, não é uma
simples junção de temas. É uma crônica empática. Já que, esse é um texto que
desenvolve, mais do que nunca, a empatia.
Foi possível, pra mim, me colocar no lugar do próximo na descrição de uma situação
traumática. Foi possível enxergar as pessoas oprimidas por atuações políticas. Foi
possível aprender a escutar e dialogar com quem pensa diferente. Foi possível e é
possível sonhar.
Acho que é válido afirmar que não sou a mesma pessoa desde a primeira crônica
realizada. E não falo isso apenas na parte da escrita e como estudante de jornalismo.
Falo também, como ser humano.
Fico feliz por ter escolhido, na primeira crônica, o Michael Jackson. Escrevi pensando
no artista que era e nos feitos da sua carreira. Mas acima de tudo, era uma pessoa
solidária e com uma enorme capacidade de provocar sensibilidade. Simboliza o
assunto.
Precisamos mais disso. Ligar para os outros. Afinal, não importa se você é negro ou
branco. Nós somos o mundo. Curá-lo é vital.

Peter Luís

Crônicas: 7
Comentários: 21

2 comentários:

  1. Muito bem escrita e resume bem o que nós estamos vivendo. Conseguimos nos identificar através dela e de suas escolhas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bela crônica. Muito bem colocado o que passamos e que ainda estamos vivendo.

    ResponderExcluir