domingo, 28 de outubro de 2018

ODE AO AMADURECIMENTO

 Acho que irei prestar o vestibular esse ano novamente.  Disse a jovem, a insegurança andava ao seu lado.
 Mano, pra quê? Acredita em mim... você vai passar!  A mais velha quase gritava ao soltar as palavras que pareciam não entrar na cabeça da menor.
 Olha, eu vou pagar! Se eu entrar pra faculdade, ótimo, mas se eu não entrar, terei uma garantia para o ano que vem. Eu não posso perder muito tempo.
 Você deveria acreditar mais em mim, eu sei o que estou falando, mas não... você é teimosa, sempre foi tão teimosa.  Seus olhos se reviraram, não aguentava com o discurso daquela menina. Ela estava duvidando da sua palavra?  Eu não vou falar mais nada. No final, você vai ver que eu tinha razão, assim como em muitos outros momentos da sua vida...

 O tempo passou, a jovem realmente fez como havia dito. Estava decidida de que iria prestar o vestibular, passaria no próximo ano e cursaria o que tanto almejava. Começou a estudar e realmente se dedicou aquilo que estava fazendo, não iria perder o foco. Mas, seus olhos não saíam da lista de espera. “Vai que passa, não é?”, pensava. “Não custa nada olhar...”
 E como tudo na vida passa, ela também passou.

Euforia (significado): substantivo feminino.
estado caracterizado por alegria, despreocupação, otimismo e bem-estar físico.

 Olha só, o Pena quer que a gente escreva uma crônica baseada em todas as crônicas que já fizemos antes...  A fila do ônibus só parecia aumentar, o cansaço não ajudava e ainda estava chovendo.  Como eu vou resumir tudo em um texto só? Nós falamos sobre famosos sem trabalhar com o nome deles, traumas, sonhos, falamos daquele candidato lá... ô, como falamos dele! E até mesmo da leveza do Gabriel.
 E o que você entendeu sobre tudo isso?  Indagou, ansiosa e curiosa pela resposta.

 A jovem a sua frente parecia abatida e cansada, mas tomou fôlego e pensou enquanto deu mais dois passos para frente, aquela fila finalmente estava andando. Havia tantas pessoas ali na sua frente, desesperadas para chegarem em casa, assim como também desejava. Porém, parecia que seu destino era a fila para um show do Maroon Five. Seu devaneio fora interrompido quando escutou o choro de uma criança ecoar próximo dali juntamente a todo aquele movimento de pessoas conversando, ambulantes tirando o seu ganha-pão, ônibus indo e vindo, e questionou-se rapidamente: Qual era o motivo para querer cursar Jornalismo? Sair todos os dias da sua casa, não saber o horário que o ônibus passará e ficar plantada no ponto esperando e ainda ter que encarar o engarrafamento de Niterói? Porque, tenha piedade.... Seu atraso não era por querer, e sim devido aquele maldito trânsito.
 A fila finalmente tomou um bom ritmo, e a jovem subiu os três degraus do ônibus em que fazia a mesma rota de segunda à quinta-feira, o “boa noite” do motorista era garantido e agradecia por conseguir um lugar confortável pra sentar. Mas, a pergunta ainda era essa: Por quê?

 Enfrentar uma faculdade federal foi um desafio  começou, seu olhar estava distante, mas ela tinha ali sua ouvinte , eu estava tão assustada e com tanto medo... E se me rejeitassem? E se não gostassem? E se eu não fosse suficiente?  Indagou aquelas perguntas maçantes que rondavam sua mente.  Mas no fim, deu tudo certo! Resumindo todas as crônicas que o Pena nos mandou escrever, eu diria que a palavra certa foi "amadurecer", resumiria todos esses textos como forma de amadurecimento e crescimento, entende? Agora, eu me sinto um pouco mais preparada para expressar o que penso, o que sinto e ver as coisas com outros olhos. Aprendi a encarar os desafios. Você acha que é fácil falar sobre algo que não está dentro da sua zona de conforto? De você ter que saber lidar com críticas, mesmo que ninguém saiba quem você é?!  Não esperou nenhuma resposta, mas podia ver a mais velha que tanto acreditava em si em grande concordância  Não é, mas essa é a vida. Essa é, e foi a nossa maior lição de vida: o crescimento, o amadurecimento e a nossa coragem.  Um sorriso breve apareceu em seu rosto.  Não sei se estou pronta para a guerra, mas te digo, a primeira batalha eu já estou enfrentando.
Billie Jean.
Escreveu oito crônicas e fez 41 comentários.

Um comentário:

  1. Eu AMEI a forma como escreveu. Totalmente diferente, com boas conexões, referências. Fugiu totalmente do comum. Parabéns!!

    ResponderExcluir