sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Desejos: do Céu ao Inferno


 

Reflita: qual seu maior desejo? O meu é o sucesso. Mas, veja: sucesso é vago. Tirando a ocidentalização do nosso pensamento, por exemplo, na Idade Média, sucesso para os Vikings (como não tão carinhosamente chamávamos de bárbaros) estava atrelado à fama. Fama e legado. 

 

Outro exemplo interessante é a vasta gama de sucessos que é impetrado na vida de muitos. Sucesso profissional, sucesso amoroso, sucesso acadêmico, sucesso isso e aquilo. Muito louco, não?

 

Não faz mal. Continuo com o sucesso. Mas seria um desejo ou uma necessidade? Pergunta difícil, mas vejo necessidade como ligada a um problema. Não é o caso do sucesso para mim. Desejo sucesso, o ambiciono. Daí, vem minha maior pergunta... O que farei para chegar lá? Acho que a síntese aqui é crescimento. Sucesso é atrelado ao crescimento (a não ser que você seja herdeiro).

 

Preciso crescer, então. Na profissão, nas relações, nos estudos, na vida. Entendo também que há crescimentos e sucessos frustrados ou parciais. Daí me vem ditados como “o que não mata fortalece” ou “ora se ganha, ora se aprende”.

 

Sempre tento tomar cuidado para a frustração ou parcialidade não ser fatal, tal qual no grande mito de Ícaro. Sempre uma lição para a ambição.

 

Outra questão que levanto é se o desejo é necessariamente individual. Eu gosto de desejar junto com outros. Também gosto de manter minha coerência e crescer junto com outros. Ora, uma andorinha só não faz verão.

 

Afinal, essa crônica te traz, leitor, mais respostas ou dúvidas minhas? Creio que a segunda. Estive aqui, nesses parágrafos, perguntando e exemplificando, até contando meu desejo. Espero ter sido compreendido. 

 

Do Céu ao Inferno, são muitas léguas. Mais fácil encontrar Deus e o Diabo na Terra do Sol?

                                                                              

                                                                                        por Dante Alighieri II

Um comentário: