quinta-feira, 24 de junho de 2021

Asperger

Meu mundo é cor de azul desde que eu nasci. O azul está em tudo que se relaciona a mim,

a tudo que enxergo, em tudo que sinto da forma que sinto, em todos os meus gostos e em

como me expresso. Minha mãe costuma dizer que cada pessoa enxerga o mundo com uma

cor, em tons diferentes, e quando encontramos pessoas que enxergam tons parecidos com

o nosso a vida fica mais leve, mais harmoniosa, mas quando encontramos pessoas que

enxergam em cores complementares a nossa, a vida fica muito mais divertida.


Era final de março de 2006, estávamos voltando das férias na escola em que eu estudava,

na qual sempre estudei. Éramos vinte e três alunos ao todo, mas na segunda-feira a

professora de português nos apresentou a um aluno novo. Ele era alto e usava um óculos

redondo, estava suando muito para uma pessoa só, alguém fez uma piada sobre isso e a

sala riu. Eu não ri, pois não entendi a graça.


Ele passou o recreio sozinho nos outros dias da semana. Até que um dia eu reparei que

ele tinha uma borracha do pikachu, contei a ele sobre todos os jogos que eu já tinha zerado,

sobre todos os bonecos que tinha e até sobre o time que acreditava ser perfeito para o

pokemon fire red. Ele me contou sobre alguns dos jogos que já tinha zerado e que gostava

muito do desenho. Finalmente encontrei alguém que enxergasse nos mesmos tons que eu.


Lanchamos ele me disse que era muito tímido para pedir para jogar futebol com os outros

meninos, apesar de bom goleiro, principalmente por zombarem de seus óculos, assenti e

continuei falando sobre as habilidades das novas cartas de pokémon que comprei. Até que

alguns dos meninos se aproximaram e começaram a zombar de seus óculos.


Mas depois começaram a zombar das minhas cartas, como já haviam caçoado antes.

Perguntaram a ele " Você gosta dessa coisa de criança ? Você é assim meio maluquinho

que nem ele ?" . Ele negou.


Dias depois, no horário do lanche, ele estava jogando futebol, como goleiro no time

daqueles meninos. Após terminar o chamei para falar sobre o novo jogo que seria lançado,

mas ele gritou, falou para que eu parasse de enchê-lo com essa coisa de criança, seguido

dos outros meninos que riam e diziam coisas do tipo "Sai doente", ou, "aspie, o louco".


Aquilo me deixou com raiva, os apelidos, pois não entendia bem o porquê destes. Acho

que isso fazia eles se sentirem bem, acho que porque eles enxergavam o mundo nos

mesmos tons, ou possuíam cores complementares, já eu sempre enxerguei em tons de

azul.

8 comentários:

  1. Às vezes as pessoas abandonam até o que gostam só para se encaixar. É triste. Ainda bem que você não foi assim!

    ResponderExcluir
  2. A crônica tem um tom bem casual, apesar do conteúdo. Aliás, pessoalmente, eu sempre enxerguei o mundo como amarelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e não sinta raiva. Acho que eles nem tinham os mesmos tons, só fingiam que tinham para se sentirem melhores...

      Excluir
  3. Gostei muito do seu texto! Uma dica que eu poderia te dar seria para não se sentir mal ou sentir raiva. A vida é muito complicada e, as vezes, fingimos ser o que não somos para nos enquadramos em algum grupo. Não importa quão falso e triste isso seja. Acredito que você vai encontrar pessoas melhores, que vão te querer e te aceitar como você é. Boa sorte na sua caminhada!

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu texto e realmente as pessoas fazem de tudo para se encaixar, até mudar seus próprios tons para entrar na paleta de cor dos outros, ainda bem que vc continua no azul, uma cor linda afinal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Azul é uma cor maravilhosa e enxergar o mundo desse seito deve ser muito especial, porque é um jeito único! Pena das pessoas que não conseguem compreender, com certeza aprenderiam mais se dessem ao menos a chance.

    ResponderExcluir
  6. Eu esqueci de assinar esse teste como meu. Larajenha

    ResponderExcluir
  7. Amei sua analogia com as cores, me fez pensar. Quando eu era menor, escutava que via o mundo cor de rosa. Isso me preocupou tanto que passei a enxergar o mundo em tons de cinza. Até hoje tento recuperar o rosa perdido.
    Você enxerga o mundo azul e, esse menino, talvez, não confia nas próprias cores e precisa pegar as dos outros emprestadas. Espero que, hoje, ele se permita ver por si mesmo.

    ResponderExcluir