quinta-feira, 17 de junho de 2021

Eu não sei sentir raiva, mas eu odeio fumantes


Eu não sei sentir raiva. Eu nunca soube exatamente como sentir raiva. Na verdade, diria

que eu me impeço de sentir raiva


E aí, assim como um fumante que com a maior falta de amor próprio do mundo em cada

trago contamina uma de suas peças fundamentais para manter a longevidade dos seus dias

contamino a peça chave para a minha existência, esmago meu órgão torácico, puramente

por não ter aprendido o ofício de odiar.


Recentemente precisei sair para uma região mais movimentada.


E, se antes da pandemia já odiava a todo custo insensíveis marlboros que exalavam a

fumaça de seu cigarro sem se importar com as pessoas na sua retaguarda a aversão

aumentou ainda mais em tempos da necessidade de máscara.


Na rua movimentada o atroz me impôs a inalar, através de minhas narinas, a fumaça de seu

fumo que permaneceu por mais tempo pelo uso da máscara. A reação imediata foi sentir

raiva. Pois odeio fumantes.


Mas não sei sentir raiva. Parei na rua movimentada para chegar a conclusão de que aquela

pessoa provavelmente não fez aquilo por mal.


Se talvez conversássemos por alguns minutos, com o mínimo motivo que o indivíduo

entregasse em minhas mãos, a fúria momentânea seria escondida ainda mais rápido dentro

de mim. Porque não sei sentir raiva.


E assim, além de algum lugar dos meus pulmões estarem intoxicados pela inalação da

fumaça, minha alma agora esconde também em algum lugar raivas que intoxicam meu

coração.


Larajenha

10 comentários:

  1. Reprimir a raiva é um baita tiro no pé. Mas isso te faz alguém tão altruísta que até um tiro no pé parece justificável em pensar que "não fizeram por mal". Fantástico o texto.

    ResponderExcluir
  2. Laranjenha, a principio fiquei intrigada com seu título, no sentido de curiosa. Lendo, fiquei pasmada: poxa, o cigarrinho acesso em minha mão faz parte da minha construção como Prazer, Perua. Mas acho que tem uma solução: eu fumo Hollywood, não sou muito chegada a Malboro. podemos ser amig@s, agora? hahahahahah Beijos! Texto tá ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larajenha. Li seu texto várias vezes, mas não sei se perdi algo nas entrelinhas. Só sei que também não gosto de cigarros!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu texto e reprimir o ódio é muito ruim, porém despejar ele onde não devemos é bem pior. Espero que transforme esse ódio em combustível para melhorar. Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  5. Como uma pessoa asmática, eu entendo demais o seu ódio por cigarros, mas, as vezes, vale a pena não sair distribuindo o ódio por aí para não causar intrigas desnecessárias kkkk Ah! Um conselho para o seu texto: cuidado com o uso de pontuação! Algumas frases estão longas demais por causa da falta das pausas das pontuações, assim, algumas ficaram confusas e as palavras perderam um pouco da sua força. Às vezes eu precisei voltar para entender.

    ResponderExcluir
  6. Laranjenha, também não gosto de cigarros e nem de sentir raiva. Apesar de não ser um sentimento bom, acho que às vezes é necessário até para entendermos melhor nossos próprios limites. Não reprima, mas tente entendê-la. Gostei do seu texto, também te aconselho a tomar mais cuidado com as vírgulas. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Laranjenha, como você mesmo disse, raiva intoxica. Infelizmente, a raiva, como qualquer outro sentimento, precisa ser sentida. Tente refletir porque você a reprime: será que você sente medo de sentir raiva? será que quando você sentiu raiva você não foi acolhido? Enfim..
    Alguns se movem pelo amor, mas como alguém que é movida a raiva, te digo que ela pode acabar sendo um grande gás.

    ResponderExcluir
  8. Larajenha, também não gosto de cigarros. Mas não reprima essa raiva, coloque-a para fora. Tenho bastante parente que é fumante e eu sempre tento ao máximo mostrar o malefício disso para todos, tentando fazer com que entendam o quão prejudicial é isso para eles. Belo texto!

    ResponderExcluir
  9. entendo bem essa questão de não saber sentir raiva. eu também não sei e sempre me sinto mal quando penso que odeio algo ou fico com raiva de alguma pessoa, o que é bem chato. a gente é ensinado a ser "bonzinho" e suprimir os sentimentos "ruins", quando tudo acabaria bem melhor se só fôssemos ensinados a como lidar com cada sentimento, sem ter que excluir um ou outro. eu também detesto fumantes então acho que tudo certo

    ResponderExcluir