quinta-feira, 24 de junho de 2021

Dúvidas sobre o ódio

Por que comer capim?


Por que lamber bota?


Por que inferiorizar outras pessoas?


Perguntas com respostas que, a princípio, parecem tão diferentes, mas, observando sob

uma óptica política atual, são bastante íntimas.


O que faz um bom líder?


Isso talvez eu não saiba responder, mas eu sei o que faz um mal líder. Consegue tirar

das pessoas o seu pior, apodrece a nação, guia todos para o abismo das relações

preconceituosas.


Mas será mesmo que um líder ruim apodrece a nação ou uma nação podre que levanta

um líder ruim?


Eu acho que as duas alternativas se complementam e dialogam, independente da ordem

colocada.


Inclusive, engraçado eu ter falado sobre diálogo, não acham? O prazer de um líder ruim

e o de pessoas que o seguem, é, justamente, a falta do diálogo. A ofensa pela ofensa,

humilhar pelo prazer de ver quem julga diferente humilhado.


Mas por que existem pessoas que fazem isso?


Por que ocorreu a escravidão?


Por que houve o holocausto?


A intolerância e o ódio sempre se manifestaram de diversas formas, nosso dever é olhar

para os erros passados e nunca mais repetí-los.


Então por quê os mesmos erros continuam a ser reproduzidos?


A massa mórbida de preconceitos sempre olha pro passado com um saudosismo doentio.


Enxerga um futuro de intolerância.


Reproduz tudo de ruim no presente.


Por que um jovem negro andando de bicicleta é considerado um bandido em potencial?


Por que uma mulher é considerada menos capacitada para diversas funções?


Tentamos achar sentido à toda essa barbárie.


Tentamos mudar as coisas.


Mas como dialogar com quem com quem só se satisfaz destilando ódio?


Como dialogar com quem come capim e lambe bota?


Cabide Esculhambado

5 comentários:

  1. Como dialogar com quem come capim e lambe bota?
    Boa pergunta, Cabide. O mundo tá torto demais e as pessoas estão cada vez mais perdidas. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Como dialogar com pessoas que não querem ouvir? Não é possível mudar o passado, apenas o futuro, mas é impossível mudar o futuro se ficarmos presos a ideias do passado, há muitas pessoas que não querem largar seus preconceitos e ódios, a bomba explodiu quando se sentiram representadas por um líder que apoia vários tipos de ódio e barbarie. O problema é que uma maçã podre apodrece as outras, como resolver tal situação eu não sei, o que sei é que precisamos nos unir, e parar de guerrear por motivos idiotas com os nossos semelhantes. Não podemos parar de gritar!

    ResponderExcluir
  3. Cabide, eu gostei muito das suas perguntas! Com o seu texto foi possível fazer várias reflexões. As pessoas ainda estão muito presas a pensamentos e atos antiquados que só servem para atrasar a evolução delas mesas e do mundo. Infelizmente, o processo para conseguir mudar tudo isso ainda é muito lento, mas eu acredito que juntos a gente vai conseguir um dia. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei boquiaberta. Sério. Eu amei a forma que você construiu o texto, Cabide! é realmente algo a se pensar, será que um líder apodrece a nação ou uma nação podre que o levanta? na minha visão, os dois! penso que resolveremos isso com muita informação, educação e muita (MUITA) resistência!

    ResponderExcluir
  5. É, Cabide, dialogar está cada dia mais difícil. Bom texto!

    ResponderExcluir