quinta-feira, 17 de junho de 2021

O que realmente afeta o psicológico de uma criança?

Muitas pessoas acreditam que relacionamentos LGBT são complicados para uma

criança. “Como vou explicar isso para meu filho? Como explicar 2 mulheres de mãos

dadas na rua? Ou se beijando? Isso vai deixá-lo confuso, vai mexer com seu

psicológico”. Bem, eu tinha 12 anos quando descobri que minha mãe gostava de

mulheres, e a conversa que “abalaria” minha mente (e minha vida) fui eu quem iniciei.

Demorou 4 anos para eu começar a entender, sozinha, o que era apenas amizade e o que

era amor, e como amo minha mãe, eu queria vê-la feliz, não importa com quem. E foi o

que eu disse a ela, ainda criança. Isso nunca foi uma questão para mim, diferente do que

muitas pessoas imaginam. Crianças são uma folha em branco prontas para receber

conteúdo, e nós precisamos de aprendizado para não criar pessoas racistas,

LGBTfóbicas ou machistas. Mas o texto não é sobre isso.


Voltemos um pouco mais na minha história. A Escola Primária pode não ser fácil,

crianças se comparam às outras o tempo todo, “O que você tem que eu não tenho?”.

Minhas colegas tinham o pai presente, recebiam esse amor. “Por que meu pai não mora

com a gente, mãe? Por que ele nunca me busca? Ou leva pra passear?” eram perguntas

que eu não obtinha muita resposta. O tempo passou. Eu sonhava, o via, acordava, ele

não estava, nunca esteve, nunca estará. Mas o que abala a criança é a orientação sexual

das pessoas, de seus familiares, de sua mãe. Claro.


Então eu cresci, mudei de cidade, mudei de escola, me apaixonei algumas vezes. Fui

evangélica, fui católica, mudei de escola, me apaixonei. Ele ainda não estava lá, nunca

esteve, nunca estará. Patrocinava meus estudos e cobrava os resultados, mas não assistiu

minha evolução, não me viu cair de bicicleta e quebrar os dentes, ou estudar muito e

chorar pois não sabia se conseguiria entrar na faculdade. A caminhada é mais

importante que o destino. Ainda há muito a andar, e eu sei que ele não estará.


Lua Nova

14 comentários:

  1. lua nova, eu achei o seu texto a coisa mais sincera e verdadeira do mundo, eu concordo muito com você também. a gente, como sociedade, tende a dar atenção aos problemas superficiais, que às vezes nem são problemas de verdade, como ter pais ou até outros parentes LGBTQ+ e ignora o problema real

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Exatamente! O abandono paternal é muito frequente e vejo poucas pessoas falando sobre isso, o julgamento sempre cai para os lados errados. Muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Lua, que texto lindo, incrível e sincero. Te entendo um pouco pois passei um pouco por isso na infância. E a sociedade acha que o que choca são casais LGBTQ+, vai vendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais real que isso! Obrigada pelo comentário

      Excluir
  3. Ele pode não estar lá, mas quem realmente importa sempre estará com você. Assim como o sol sempre trilha seu rumo com a lua

    ResponderExcluir
  4. Lua, me senti completamente envolvida no seu texto, consegui sentir sua honestidade e vulnerabilidade daqui! É realmente uma pena que os problemas reais de uma criança sejam ofuscados pela sociedade preconceituosa em que vivemos. Lindo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Lua, senti muita verdade em suas palavras e me apertou o coração imaginar a falta que essa figura deve ter feito durante alguma parte de sua vida. Mas tenha certeza que será brilhante independente das pessoas que deixaram de te formar. Certamente isso te torna mais autêntica, forte e esclarecida sobre sua autonomia e independência. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. QUE TEXTO! Lua Nova, seu texto trás uma reflexão incrível de como a sociedade é hipócrita e o quanto temos que evoluir nossos pensamentos, seu texto é necessário e sua força é linda. Parabéns, que você carregue essa força para sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. Que texto incrível, Lua! Acho que todo mundo deveria ler para refletir um pouco sobre as coisas que realmente importam. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. O seu texto está o incrível, Lua. Acho que essa é uma reflexão que todos deveriam fazer e textos como esse são uma ótima forma pra começar, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei boquiaberto, Lua Nova. Sério. A forma que você construiu o texto, a mensagem, e principalmente o sentimento enraizado nas palavras, ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  10. Lua, senti muita sinceridade no seu texto e eu acredito que ele deveria ser lido por muitas pessoas. Tem muita gente por aí pensando exatamente da forma que você descreveu. Parabéns por colocar isso em palavras!

    ResponderExcluir