quinta-feira, 17 de junho de 2021

Recalque

Poucas coisas dão tanto medo nessa vida do que os medos por nós suprimidos. Sempre tive

inúmeras inseguranças e talvez a maior delas seja a de eu ser como sou, simplesmente. Nãs sei,

talvez eu tenha criado expectativas demais sobre as expectativas dos outros comigo, parece

complicado, e eu acho que deve ser mesmo. Não é fácil expressar o que se sente, às vezes é mais

cômodo tentar sentir o que se expressa, tentar se enganar, esconder a insegurança... Mas o quê

fazer quando não consigo ao menos expressar um falso sentimento? Quão melhor era o tempo

em que eu não sabia esconder meus medos, na inocência da infância tudo era mais fácil, assim

que sentia já expressava, verbalizava com destreza, sem enrolações ou voltas, de forma que

qualquer um poderia entender. Quando crescemos, a vida parece se expandir ao mesmo tempo

em que diminui. Um vasto mundo se abre ao mesmo tempo em que diversos outros mundos se

fecham, reinos inteiros, diversas amizades não suportam essa transição. De repente, me vejo

crescido e com o medo de não ser aceito, de nunca mudar, de não conseguir fomar laços

profundos com as pessoas. Eu sinto realmente não ser capaz de estreitar qualquer relação, com

medo do que as pessoas poderão achar do meu eu nu. Ah, mas se fosse na infância, em um dia eu

faria meu melhor amigo, em uma brincadeira na rua eu me apaixonaria, odiaria alguém que

roubou minhas bolinhas de gude, sentiria tudo, não teria medo de expressar, não tentaria me

enganar, e, sobretudo, não sentiria vergonha de agir da minha maneira.

Não sei, talvez eu nem tenha tantas expectativas na vida, mas eu almejo voltar a ter aquela

confiança de outrora, aquela fé cega, aquela animação no sábado de manhã, quando sabia que

iria para a praia e somente isso importava na minha vida naquele momento. Enquanto isso não

acontece eu tento lidar com o recalque e viver sem medo, ou melhor dizendo, com a conciência

dele, pois a vida não existe sem medos, também não existe sem coragens e esperanças.


Cabide Esculhambado

9 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Cabide Esculhambada, você me fez perceber que é tão comum quando pensamos no recalque em nós retornarmos a momentos da infância, né? Não que a gente não tenha momentos recalcados da fase adulta, inclusive seu texto deixa isso claro, mas os primeiros que nós pensamos é a infância. A maioria dos textos que eu li aqui até agora, tinha algum traço desse período. E o seu me fez refletir sobre essa relação do recalque e a infância como nenhum outro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto, Cabide. De muita sinceridade e transparência. A vida não existe sem medo, tampouco sem coragem. Vou levar isso. Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com o seu texto, Cabide. Às vezes também me sinto com o mesmo medo. É horrível, mas tenho certeza que vamos superar!

    ResponderExcluir
  4. "Ah, mas se fosse na infância, em um dia eu faria meu melhor amigo, em uma brincadeira na rua eu me apaixonaria, odiaria alguém que roubou minhas bolinhas de gude, sentiria tudo", que trecho, soube expressar tudo aqui, é verdade às vezes a simplicidade da infância é tão boa e é o que de fato precisamos nessa fase. Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  5. "Quando crescemos, a vida parece se expandir ao mesmo tempo que diminui."
    Cabide, esse trecho tão paradoxal me fez refletir bastante, e você tem razão. Talvez seja isso que acontece quando a gente cresce, perde algumas coisas e ganha outras. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Cabide, me identifiquei muito com o que você escreveu. Realmente, a inocência da infância faz falta. Bom texto!

    ResponderExcluir
  7. Cabide, gostei muito da proposta do seu texto! Quase sempre me deparo com uma situação que me leva a pensar sobre como era mais fácil na infância, com a minha grande inocência e falta de responsabilidades! kkk
    Ah! Um conselho para o seu texto: cuidado com o uso de pontuação e com a separação dos parágrafos! Algumas frases estão longas e com vírgulas demais, assim, algumas ficaram confusas. Às vezes eu precisei voltar para entender. E a falta da separação de parágrafos também dificulta na separação dos seus pensamentos ao longo do texto.

    ResponderExcluir
  8. de longe um dos textos mais lindos e mais sinceros que eu li. duvido muito também que exista alguém nesse mundo que não gostaria de ter você por perto, cabide. obrigada pelo texto ❤

    ResponderExcluir