quinta-feira, 17 de junho de 2021

Sob cárcere do tempo

Enquanto eu estava assistindo a uma aula online, comecei a pensar sobre a minha

rotina atual. Lembrei que a parte mais animada do meu dia é quando eu leio um livro

ou assisto um filme. Pensei na quantidade absurda de horas que eu estou passando na

frente do computador. Não vejo ninguém além dos meus pais e, no máximo, algumas

pessoas por meio de pequenas telas frias de aparelhos eletrônicos. O meu ontem, hoje

e amanhã, se parecem com um único dia interminável. O sentimento que eu tenho é de

que tudo que eu posso fazer é repetido. Isso se contrapõe com o tipo de pessoa que eu

sempre fui, com muitas atividades durante a semana. Uma espécie de Hermione da

série de livros do Harry Potter. Mas, infelizmente, eu não tenho o colar vira-tempo da

história, que me permitiria voltar para momentos especiais do passado. Quando havia

shows, cinemas, encontros, festas e muitas viagens. Como alguém pode se sentir vivo

nessa atualidade? Eu não posso!


No começo, eu criei em mim a esperança de que isso era passageiro, mas conforme os

meses se passaram, isso pareceu cada vez mais eterno. Eu tenho a sensação de que

o meu corpo está completamente preso nesse looping de tempo e atividades. Mais de

um ano sem poder sair de casa. Longe dos meus amigos e parentes. Meu inconsciente

se sente cansado de tanto pensar no que eu devo e quero fazer, mas não posso.

Minha ansiedade me faz criar cenários que eu deveria estar vivendo. Quero aproveitar

as minhas pequenas conquistas nesse momento, mas me sinto sem esperança. Era

para eu estar vivendo ao máximo o agora. Mas o mesmo não me permite ir muito além

das quatro paredes do meu quarto, que se tornou a minha cela.


Eu estou cansado desse looping. Eu quero tanto sair dessa prisão onde, a cada dia,

me vejo mais imerso entre os personagens dos livros que eu leio do que socializando

com pessoas reais. Os quais também estão encarcerados em seus próprios mundos

particulares. Uma forma de fuga seriam as trocas de mensagens e chamadas, mas

acho que eles estão tão cansados quanto eu. E, por isso, simplesmente não

conseguem encontrar ânimo para entrar em contato. O que também me deprecia.

Hoje, porém, uma coisa foi diferente. Eu parei o meu looping para poder desabafar

sobre a minha frustração sobre ele nesse texto. Será que isso já conta como um

primeiro passo para a quebra dos meus grilhões?


Mundo Ressonante

17 comentários:

  1. eu entendo muito essa sensação de prisão, cansaço e estresse, acho que quase todo mundo tem passado por isso nesse último ano (quase dois anos já na verdade) e eu também não vejo a hora de me ver livre dessa vida de ead e "oi, quando as coisas melhorarem vamos no shopping?". saudades vida sem pandemia :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente sobre isso! Parece uma grande prisão onde todas as pessoas estão presas em suas própria celas, esperando pelos dias de liberdade...

      Excluir
  2. Uma vida sem pandemia é um sonho tão próximo que parece irreal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, até quanto vamos ter que apenas sonhar com isso ao invés de viver?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Mundo! Acredito que esse espaço vai ser uma grande oportunidade de quebrar esse "looping" trazendo a mentes questões que esquecemos no modo automático. Aproveite essa nova fase da faculdade para trocar e se conectar com pessoas novas, ainda que por meio de uma telinha. Pode ser que traga um calor pro coração desanimado.

    ResponderExcluir
  5. OI mundo, acho que esse texto representa o sentimento de todos nós, pois é impossível não se identificar. Obrigado por esse texto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter se identificado com o meu texto, apesar da situação não ser muito positiva. Obrigada!

      Excluir
  6. EU me identifiquei tanto com o que você escreveu. Bateu até a tristeza de lembrar de antes de toda essa situação caótica que a gente tá vivendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter se identificado com o meu texto, apesar da situação não ser muito positiva. Obrigada! Espero que as coisas comecem a ficar boas para todos nós daqui para frente!

      Excluir
  7. É um sentimento muito comum nos tempos atuais, infelizmente. O que nos resta é manter a esperança de que, brevemente, essa situação passará e dias melhores virão. Um abraço ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mundo. Sim, é um passo, e um passo bem libertador. É uma maneira de lidar com a dor que foi e está sendo perder tempo, sozinhos.

    ResponderExcluir
  9. Mundo ressoante, o mundo está se reformulando, reformule-se também! Para quando o mundo finalmente de reformular de vez e reentrar novamente nos eixos, você possa, finalmente, também entrar. Bom texto. Obrigada, carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Perua! Pode ter certeza que vou levar essas palavraas daqui pra frente. Tmj!

      Excluir
  10. Mundo Ressonante, você descreveu muito bem uma sensação que eu tenho há muito tempo e nunca consegui botar em palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, essa situação está complicada para todos nós :(

      Excluir