quinta-feira, 24 de junho de 2021

E se eu tiver dado, e daí?

Quando eu era pequena meu sonho era ser artista, então queria ser atriz, dançarina, cantora e

rainha de bateria de escola de samba. Paradigmas da sociedade sempre existiram e eu cresci

ouvindo que as artistas que admirava tinham “dado” para conseguir tal posição.


Na época não entendi bem o que isso significava, mas obviamente depois comecei a

problematizar essa fala.


Por que essa pessoa tem sempre que fazer algo a mais para ocupar tal papel, ganhar tal

prêmio? Por que nunca somos valorizadas pelo nosso esforço e inteligência?


Isso me revoltava tanto, pois pensava que as pessoas sempre julgam o outro, porém se fosse a

filha deles, os quais acompanharam todo o esforço e empenho para chegar lá e ouvisse uma

pessoa falando que ela “deu” para chegar ali, tenho certeza de que não ficariam felizes. As

pessoas disseminam ódio, inveja e insultam o que na verdade gostariam de ser, e seu escudo é

sempre menosprezar o sucesso do outro, já que não tiveram sucesso e capacidade para chegar

ali. É aquele ditado “Para te criticar vai ter um monte, agora para te apoiar serão poucos”.


A verdade é que independente do que você tenha alcançado, vão ter pessoas para te julgar e

infelizmente às vezes é a maioria. Porém agora mais velha reflito e daí se tiver dado?


O que essas pessoas têm a ver com o meu sucesso? Se esse termo foi usado para me diminuir,

eu só lamento, porque só me faz querer provar mais que dando ou não eu estou no lugar que

é meu por direito, pela minha capacidade e competência e se não gostou saiba que ainda vai

me ver muito na TV seja sambando ou fazendo uma entrevista e você narcisista que lute

contra o sua inveja. Enquanto isso subo na minha escadinha cada vez mais e tirando vocês do

lugar que acha que é seu.


Eu dei sim, um tapa de realidade na sua cara.


Sinceron@.com

4 comentários:

  1. Affff, chateada que esse blog não me permite comentar com fotos. poxinha. enfim, parafraseando Elizabeth Cardoso '' eu dou sim e to vivendo. Tem gente que não dá e está morrendo.'' malditos aqueles que julgam porque tem vontade de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Um tapa de realidade, p@rra! Muita pouca m3rd4, que é incapaz de conquistar os próprios objetivos, duvidando do potencial de quem cresce na vida sem precisar de carona no sucesso de ninguém. Essa inveja é fruto de uma decepção com si. Ainda bem que já dizia a gênia Tati Quebra-barraco: Quem tá comendo, não tá reclamando.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas gostam muito de julgar umas as outras por causa de qualquer coisa. Acredito que isso acontece porque sentem inveja e, também, por nunca terem sido incentivadas a obter grandes conquistas a partir dos seus próprios esforços. Parabéns pelo seu texto e pela sua crítica!

    ResponderExcluir
  4. eu queria muito ter comentado antes no seu texto, mas acho que eu precisava de um pouco mais de tempo pra pensar sobre ele. primeiro, eu amei muito cada palavra que você escreveu, de coração, e o seu texto me fez entrar numa espiral de pensamentos sobre aquela coisa de ser put@, e não a questão da prostituição, mas como as pessoas, homens, principalmente, chamam mulheres de put@ só não estarem dentro da caixinha que "definiram" pra elas. ou seja, se você souber se impor, dizer "não" sem medo, lutar pelos seus direitos, enfim, ser como você deseja, sendo mulher, automaticamente alguém irá aparecer pra te chamar de put@, o que é assustador. é assustador ser ofendida por não ser o manequim silencioso da vitrina da leader, mas eles que batalhem também. texto perfeito 💛

    ResponderExcluir