quinta-feira, 24 de junho de 2021

Coisa de paraíba

 “Coisa de paraíba”, é o que dizem...

Coisa de paraíba é sair de sua terra natal e ir tentar uma oportunidade no Rio de Janeiro para tentar sustentar sua família?  Coisa de paraíba é abrir mão de certos “luxos”, como não comprar carne e comer cuscuz? Não, né?


Então, coisa de paraíba é o quê? Por que é algo ruim? É falar engraçado? É não saber falar o português “direito”? Mas, como não sabemos falar o português direito se somos detentores da língua, somos brasileiros? Existe o falar certo ou errado? 


Coisa de paraíba é ser a vergonha alheia, é ser cringe, como os jovens agora falam? 


Bom, eu teria vergonha é de ser preconceituoso, porque isso não é coisa de paraíba.


Light Yagami

7 comentários:

  1. Coisa de paraíba é ser forte e resistente! Povo de tanta sabedoria e uma cultura riquíssima! "Coisa de paraíba" é ter orgulho das raízes e não hesitar em mostrar ao mundo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que os que dizem isso precisam ler sua crônica para conseguirem refletir melhor sobre suas ações.

    ResponderExcluir
  3. Light, seu texto é um tremendo tapa na cara daqueles que insistem em continuar repassando esse preconceito velado. Engraçado, um lugar com uma cultura diferente de todo o Mundo, e os próprios brasileiros a fazem de chacota. É muito vira-latismo mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Light, chamei atenção ontem mesmo de meu pai sobre essa expressão! Ameio seu texto.

    ResponderExcluir
  5. Sempre que ouço essa expressão, questiono o porquê de usá-la desse jeito. Seu texto é muito necessário, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Usar o termo "paraíba" para se referir a alguma coisa de forma pejorativa foi algo que nunca entendi. Minha avó era paraíba e eu nunca conheci alguém tão forte, corajosa e com um bom coração como o dela. Espero que isso seja coisa de paraíba mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Super dentro do tema, eu era um criança bem sem atenção, então quando alguém falava essas coisas eu nunca entendia, uma pena que as pessoas velhas ainda pensem assim. Gostei muito de verdade! O outro não tinha entendido muito bem dentro do tema, esse sinto que você se encontrou melhor! <3

    ResponderExcluir