quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

A pá de ouro

 Alguns erros são imperdoáveis, outros são perdoáveis. Alguns erros são esquecidos, outros machucam para sempre. Mas devem ser julgados, por lei e por justiça. O que não faz sentido são os privilégios que são entregues a algumas pessoas de serem julgadas como quiserem e saírem ilesas depois de crimes podem ser considerados até hediondos. Foro privilegiado. Eu sempre tive muito medo dessa expressão. 

Olhando ao pé da letra, parece só mais uma expressão jurídica ou criminal sem muita influência na realidade que vivemos. Mas quando você vê o que significa de verdade, você entende a merda de momento que vivemos. É como se pegassem os crimes, os erros, as feitorias ridículas de uma pessoa, escavassem um buraco no chão com uma pá mágica de ouro, enterrassem-os ali e eles sumiriam, sem haver punições. Enquanto isso, se explicita para nós e para o mundo nossa realidade: preços altos, comida para poucos, educação para poucos, dinheiro para pouquíssimos e desespero para todos. 

 

Seja Flavio Bolsonaro ou qualquer desgraça que por lá esteja. Eles podem esconder os crimes, podem evitar de serem julgados e saírem ilesos de seus atos. Rindo à toa. Enquanto escrevo esta crônica para meus bons amigos de faculdade numa noite cansativa, ele está lá rindo à toa em sua mansão ou em qualquer outro quinto de inferno que ele esteja de forma tranquila. A diferença entre eu e ele é que eu dormirei tranquilo esta noite, com meus afazeres completos e sem crimes. Ele vai dormir sabendo que cometeu crimes, talvez querendo ignorar isso, mas ele sabe que não pode. 

 

Provavelmente não será punido, ou melhor, preso como deveria ser junto com sua família. A mítica e poderosa pá de ouro o salvou novamente enterrando seus crimes. O foro privilegiado deu a ele sobrevida fora da cela. A justiça não se vê neste momento. A tal justiça, tão pregada por ele e sua família, também foi enterrada pelo poder da pá dourada.

 

Autor: Ajuste de Atitude


5 comentários:

  1. olha, tenho que dizer que essa expressão "foro privilegiado" é novidade pra mim e eu tinha ficado meio confusa no início, mas você fez um ótimo trabalho em explicar como isso funciona. seu texto ficou muito bom, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, eu realmente acredito que toda a família Bolsonaro dorme tranquilamente, como anjinhos, esse é o pior. Quem faz o mal nem sempre tem o que merece e o karma nem sempre funciona. Tenho essa visão pessimista da coisa, mas espero que eu esteja errada e ele receba o que merece.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Sininho, acho que eles dormem tranquilos como se tivessem a ficha mais limpa do mundo. O pior é que eles devem achar certo cometer essa quantidade exorbitante de crimes e prejudicar a população não deve ser nada demais para eles. Adorei sua crônica, ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Olha, é realmente nojento toda essa situação. Parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir
  5. Também acredito que eles dormem tranquilos, esse tipo de gente já deixou claro que não se importa com o povo! Se não se importam, não dói neles, dói só na gente mesmo! Só pesa a cabeça no travesseiro de quem reconhece o erro, mas de quem acredita estar sempre certo, infelizmente, não!

    ResponderExcluir