quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Perdemos mais uma vez

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (30), por 3 votos a 1, uma ação do Ministério Público do Rio e, portanto, manteve o foro privilegiado para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso das "rachadinhas", diz o site do G1.

Sabemos muito bem que a justiça brasileira muitas vezes é falha. Quantas vezes nos deparamos com pessoas sendo presas injustamente, simplesmente por terem sido confundidas com os verdadeiros criminosos. Também é visível que a maior parte da população carcerária é negra. Mas para entender as raízes disso é preciso pensar no passado, desde o início da história do Brasil os negros são a todo tempo rebaixados, explorados e violentados. As consequências disso são perceptíveis até hoje, o tratamento e as penas que pessoas negras recebem quando cometem os mesmo crimes de pessoas brancas são bem diferentes.

Aí vem o filho do presidente e faz o que quer, descumpre inúmeras regras e é praticamente absolvido pela justiça. Engraçado que quando foi a vez de Lula, a história foi bem diferente. A família Bolsonaro já foi envolvida em diversos casos de desvio de dinheiro, fora as outras atrocidades que temos que ver e ouvir do presidente, e em 2018 seus eleitores achando que “a mamata iria acabar”.

Mas o que mais me revolva é essa disparidade e essa injustiça, quando Flávio Bolsonaro mantém seu foro privilegiado isso significa muita coisa. Não é fácil entender por que certas pessoas têm esses privilégios e essas regalias da justiça enquanto outras são presas injustamente, enquanto outras são presas ou mortas por um policial ter confundido uma furadora com uma arma, enquanto outras são presas por estarem roubando um alimento para darem a seus filhos. Quando ele não é responsabilizado pelos seus crimes, isso significa que a INjustiça venceu, mais uma vez os pobres, trabalhadores, negros e todos aqueles que tem sido injustiçados a vida inteira, perderam mais uma vez para um cara como ele. 


Ass: Amora



4 comentários:

  1. a diferença de tratamento é gritante, e eles nem tentam disfarçar essa injustiça, realmente não se importa. é difícil, muito difícil. enfim, gostei muito do título do texto e da sua crônica.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, falando da forma que acho mais ideal. parecendo uma profissional!
    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Seu texto ficou realmente muito bom! A justiça é falha no Brasil. Só funciona para pobres e com os inimigos da política.

    ResponderExcluir