quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Instituições e merda é a mesma coisa

 O STF e sua existência já é antidemocrática por natureza, imagine só te contarem “vivemos em um estado em que a ultima instância desse estado e que julga até os julgamentos, as pessoas que lá estão são INDICADAS e ficam lá até morrer”

Sim, essa é a estrutura do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, julgando se Flavio Bolsonaro merece foro privilegiado ou não.

Agora voltemos ao título dessa crônica, não vou atacar juridicamente tal decisão porque tenho mais o que fazer, mas vou falar sobre as instituições que são montadas dentro de uma estrutura capitalista e elitista e assim como todo o sistema repetem essa mesma forma de bolo.

As instituições, tão defendidas pelos legalistas de plantão mostram suas faces dia após dia, tomando decisões como as do nosso querido Sergio Moro, que passava por cima da lei e provava, AS INSTITUIÇÕES NÃO OBDECEM A LEI, E SIM A BURGUESIA.

As leis são meros procedimentos para serem adotados para a classe trabalhadora e com fim de “conciliar classes” e tentar dar a impressão de ordem, e como dizem “As instituições são a base da democracia”, isso mostra que a gente não vive uma democracia, porque se você acha que se João Moreira Salles (um dos donos do ITAU) cometer um crime ele tiver o mesmo julgamento que você ou eu, eu viro um piano grande e lustrado.

E as instituições e a democracia no capitalismo são apenas um engodo e se não houver justiça social jamais haverá justiça na lei. 


Heleno de Freitas

6 comentários:

  1. tenho que confessar que eu sou bem leiga nesses assuntos, mas só de sentir a sua frustração através das suas palavras eu percebi o quanto nosso sistema é falho. bem, parabéns pelo texto e forças pra nós, meros mortais.

    ResponderExcluir
  2. O seu texto está muito bom! Também tenho um pensamento mais pessimista em relação a "justiça" brasileira, a cada dia que passa está mais nítido que não somos iguais.

    ResponderExcluir
  3. O título da sua crônica já fiz tudo: instituições e merda é a mesma coisa, infelizmente. Não vale de nada. Bom, Heleno, concordo com você, a justiça sempre estará do lado da burguesia, isso é revoltante. Enfim, parabéns pela crônica.

    ResponderExcluir
  4. Arrasou no texto! Gostei muito da parte que disse que as instituições obedecem a burguesia e da parte que fala que as leis servem para "conciliar partes", trazendo "ordem".

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso, Heleno! Infelizmente essa é a realidade, as leis só funcionam pra classe trabalhadora, pra dar essa falsa sensação de ordem!

    ResponderExcluir