quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Você, Medusa e todos nós

Quando o professor propôs esse tema eu fiquei animada. Gosto de tentar decifrar as pessoas, é um hobby meu. Como, por exemplo, quando uma pessoa entra no mesmo ônibus que você e você passa uma parte considerável da viagem imaginando qual é o seu nome, da onde ela é ou como foi seu passado. Será que foi leve? Ou teria sido mais tortuoso? Quando se trata de você, Medusa, fico intrigada e tendo a dizer que nunca foi fácil ser você, identifico-me com isso. 

 Eu reconheço que sou uma pessoa com privilégios, seria hipócrita ao dizer algo contrário a isso, mas nunca foi fácil. Para quem vê de fora pode até não parecer, mas meus pais nunca tiveram uma condição financeira muito favorável. Por muito tempo na nossa geladeira só tinha ovo e alguns pedaços de frango para comer, sem a ajuda de alguns familiares eu não sei o que faríamos. Porém, uma coisa que nunca faltou na minha casa foi amor, sempre tentamos nos apoiar mesmo nos piores momentos e mexe comigo de verdade ver os seus relatos sobre o quanto foi difícil viver em um ambiente tão hostil desde tão nova. Você, Medusa, não mereceu ver sua mãe ser agredida, não mereceu ter um pai abusivo e não mereceu diversas outras situações terríveis as quais não cabem neste blog. 

 No texto que você fez para mim, você comentou sobre a minha intensidade e que eu era forte, venho aqui te dizer que te acho milhões de vezes mais forte, por tudo que você passou na sua vida. Medusa, certamente nunca serei capaz de te dizer o que tudo que você merece ouvir também, nem posso reparar o que você sofreu, mas posso te dizer que tudo aquilo te fez muito forte, um indivíduo que as pessoas se espelham por, mesmo tendo passado por diversas situações revoltantes e injustas, continua de pé lutando todos os dias.

 Quando você fala sobre ansiedade eu fico extremamente tocada porque eu consigo entender 100% o que você passa, pois eu tenho os mesmos transtornos. E sendo uma pessoa que também tem ansiedade e ataque de pânico, gostaria de te dizer que esses pensamentos ruins não são reais. O seu cérebro quer te sabotar todos os dias, peço-te para que tente ao máximo impedir que ele faça isso porque, a partir de suas crônicas, consigo ver como você é uma pessoa cheia de potencial e sei que você passará por isso assim como passou por tudo que passou. 


 Termino este texto longo para te agradecer pela sua crônica. Já perdi muitas pessoas ao longo da minha vida por diversos motivos, o Lucas, por exemplo, foi uma das perdas mais difíceis de todas, nem fui capaz de ler aquele texto para a minha família. Além disso, a morte da minha avó ainda é muito recente, tem pouco mais de um ano, e me deixa feliz ver que posso de alguma forma deixar um pouco da marca dela no mundo. Vejo que a injustiça também te revolta e que bom, assim, Você, Medusa e todos nós poderemos tentar fazer alguma diferença neste mundo. 

Cida da Rocha


9 comentários:

  1. me identifiquei com algumas partes do seu texto, concordei com outras mesmo que não sejam parte da minha realidade e sorri com as mensagens que você deixou aqui. tenho certeza de que tanto você quanto a Medusa ainda farão coisas incríveis e inimagináveis!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida. A princípio, a sua descrição sobre o ônibus foi muito boa, criei real na minha cabeça, e confesso que também faço essas análises. Meus olhos se enxergam d'água com a sua resposta, muito obrigada por falar com tanto carinho e respeito sobre mim, de verdade! Desejo coisas boas para nós, e que possamos nos aproximar mais. Obrigada, muito obrigada,
    ameiii <3 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente que você tenha gostado do texto, Medusa! Escrevi com todo amor e carinho do mundo, fico feliz que você conseguiu sentir isso daí <333

      Excluir
  3. Parabéns! Você realmente soube lê bem essa pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Ai Cida, gosto tanto dos teus textos. Com esse não foi diferente, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Cida, que texto potente! Você tem uma escrita única e muito linda! Parabéns pelo texto! <33

    ResponderExcluir
  6. Tudo aqui é lindo de ser ler, até a interação entre os dois pseudônimos nos comentários. Parabéns!

    ResponderExcluir