“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. É esta frase que está estampada na nossa Constituição no famoso artigo 5º, sendo uma marca importante para a construção do nosso senso de democracia e isonomia social. Eu costumava empregar essa frase recorrentemente nas minhas redações do Enem. Palavras sem fim eram escritas num pedaço de papel e exprimiam uma desigualdade e a importância do combate dela. Mas é engraçado pensar que eu nunca tive fé nessas palavras, nunca acreditei que de fato fôssemos seres iguais já que somos tratados tão diferentes.
Gostaria de entender o porquê de um político ser tratado melhor do que qualquer um de nós. Seria ele isento de qualquer maldade? Teria ele mais empatia? Ou sequer se importa mais pela população do que um de nós? Não. É claro que não. Ele apenas é beneficiado por um sistema que impulsiona as maiorias e reprime as minorias.
E o que falar de Flávio Bolsonaro? Um indivíduo capaz de representar tudo o que está errado no Brasil e no mundo. Um tipo de indivíduo que é capaz de proferir tudo quanto é tipo de barbaridade, infringir todo o tipo de lei e, ainda assim, ser apoiado. Sim, este mesmo indivíduo foi eleito senador por maioria popular, claro que há nepotismo envolvido, mas me pergunto como pode alguém em dia com suas faculdades mentais sequer cogitar votar em alguém como ele.
Não obstante, Flávio Bolsonaro foi acusado de participar do processo de “Rachadinhas” e, mais uma vez, a justiça brasileira nos mostra que realmente não há igualdade visto que o senador foi absolvido do processo.
Como ter fé na política brasileira? Vivendo a cada dia em um sistema o qual vela um crime que fere diretamente os cidadãos que batalham a cada dia por melhorias de vida, aliás, fere diretamente a nossa tão utópica isonomia social. É por esse tipo de acontecimento que eu e milhões de brasileiros não acreditamos na veracidade do artigo 5º da Constituição.
Cida da Rocha
sua crônica ficou incrível, sério, parabéns! também gostaria de entender porque existe essa superioridade de certas figuras, eles estão acima da lei e é péssimo.
ResponderExcluirÓtima crônica abordando todos os verdadeiros lados da atual política brasileira, parabéns!! Muito bem redigido.
ResponderExcluirCida, seus texto são sempre incríveis! Realmente, é impossível ter fé na política brasileira assim. Amei o texto!
ResponderExcluir