sexta-feira, 21 de abril de 2023

A culpa nos ciclos da vida

A culpa é um dos sentimentos que mais me assustam. Ter a sensação de que

determinada coisa se desenrolou daquela forma por uma ação (ou falta de uma) minha me

deixa extremamente aflita. Acho que a dor que a culpa provoca é diferente das outras. É uma

dor que tortura, corrói o nosso emocional e que demora mais para passar. Por conta disso, o

medo de me sentir culpada me persegue, desde coisas banais até situações mais graves.

E esse pavor sempre se apresenta para mim na forma dos “e se...?”. E se eu tivesse

me expressado com outras palavras? E se eu tivesse escolhido tal coisa em detrimento da

outra? E se eu tivesse agido de forma diferente? Mesmo sabendo que esses pensamentos não

vão contribuir em nada na minha vida (pelo contrário, só farão com que eu me sinta pior) é

inevitável : eles sempre me vêm à mente.

Talvez por ter essa sensação incômoda que o trauma de Sargento Santiago tenha me

tocado tanto. Ler exatamente essa construção de raciocínio, “se tivesse feito alguma

coisa,talvez meu avô não teria falecido tão de repente” me causou uma enorme angústia. Me

coloquei na situação relatada, e vi o quanto que me sentiria mal, impotente, desesperada. E

imagino como deve ter sido difícil para uma criança entender e lidar com esse sentimento.

Apesar de, pelo seu relato, saber que você já compreende que não teve culpa

nenhuma, quero poder reiterar isso em meu texto (até porque sei que às vezes é impossível

impedir que os “e se...” retornem à nossa cabeça). Quero te dizer que você não tinha como

saber o que iria acontecer. Ninguém sabe. Não se sinta culpado por algo que não é possível

controlar. Como você mesmo escreveu “não podemos interromper os ciclos da vida”. Sinto

demais pela sua perda, e espero realmente que escrever sobre essa situação tenha, de alguma

forma, amenizado mais a sua dor.


Noite da grande paz dos teus olhos

2 comentários:

  1. Obrigada, Noite da grande paz dos teus olhos. As incertezas sempre farão parte de nossas vidas, cabe a nós saber como lidar com elas.
    Gostei da forma que você estruturou seu texto. Senti como se eu tivesse lido o meu para você e tido sua resposta.

    ResponderExcluir
  2. Achei que você respondeu bem ao texto. Ótima estrutura e gramática.

    ResponderExcluir