sexta-feira, 21 de abril de 2023

Resposta a Sargento Santiago - Imutável


Imutável.

Eu estava sentada na mesa da cozinha. Meu irmão e minha mãe me olhavam com um certo

receio.

- Então, filha, o seu pai tá internado.

- Ele tá a dois dias, mas já tá estabilizado.

- O que aconteceu?

No dia seguinte, tive que levantar e pôr um sorriso no rosto. A festa estava paga e os parentes

tinham vindo de longe para participar. Mas enquanto todos comiam, eu reprimia os

pensamentos que me lembravam o quão péssima filha eu fui ao homem que, mesmo passando

mal de uma dor insuportável, ainda fazia o banner para aquela minha festa de 15 anos.

Pensava “e se ele tivesse morrido?” A verdade é que eu sempre fui uma filha negligente.

Nunca ligava pra ele e demorava para responder suas mensagens, Naquele momento, eu só

pensava que deveria ter ido mais a casa dele, deveria ter dito um verdadeiro “eu te amo”.

Mas a realidade é que, mesmo se eu voltasse no tempo, eu traçaria a mesma rota. Eu não

saberia o que sei hoje e nem sentiria o que sinto, e, portanto, não faria o que tento fazer.

Procuro compreender e perdoar a Cecília do passado, porque ela agia com os conhecimentos

e emoções que ela tinha. Então, Sargento Santiago, tente se perdoar também por não ter feito

aquela visita. Você não poderia saber que era a última.

E lembre-se que o tempo que passamos com nossos entes queridos sempre parecerá

insuficiente porque desejamos que seja eterno. Saiba que os momentos que você passou com

seu avô foram suficientes para ele ter a certeza de que você o amou verdadeiramente, e para

guardar na sua memória um bocado de saudade.

- CAMÉLIA.

Um comentário:

  1. Camélia, sinto muito pela situação que você passou.
    Gostei que você inciou o texto com uma conversa, introduzindo o acontecimento. Obrigada pelas palvaras de consolo!

    ResponderExcluir