sexta-feira, 14 de abril de 2023

Meu trauma


        A palavra trauma significa uma experiência emocional intensamente desagradável, que deixa marcas duradouras na mente do indivíduo. É exatamente isso que aconteceu comigo. Durante a pandemia, boa parte da sociedade ficou mentalmente doente e eu fui um dos que não conseguiram escapar disso. Sempre fui uma pessoa acostumada com a convivência, a falar com os amigos e ter uma rotina muito ativa. Já tinham se passado quase 1 ano de pandemia e pouco havia mudado.

       Durante esse período eu sempre estive recluso em casa. As exceções eram aos Sábados de manhã, quando eu saia para caminhar em frente à praia com meus pais. Em uma dessas caminhadas, comecei a me sentir mal, ficar com falta de ar, coração acelerado, agitação excessiva. Decidimos voltar para casa mas o sintomas não diminuíam, só aumentavam e o medo dentro de mim também. Medo talvez de perder o controle, medo de ter uma parada cardíaca e acabar tudo. Todas essas questões estavam na minha cabeça.

         No percurso até minha casa, aquela situação foi me deixando mais nervoso. Comecei a bater minha própria cabeça no banco do carro. O medo e o desconhecimento em cima do que estava acontecendo piorava tudo. Saí do carro e comecei a correr no meio da rua. Meu pai que estava no carro, largou tudo para correr atrás de mim. Ele foi em minha direção e me deu um abraço. Aquilo não mudou em nada a crise que eu estava tendo mas foi um gesto muito significativo para mim. Meu pai que não é um homem muito carinhoso, largou o carro no meio da rua para correr atrás de mim e me dar um abraço.

         Voltei para casa e respirei um pouco. Aos poucos fui me acalmando. Infelizmente isso aconteceu outras vezes mas nunca tão ruim como essa primeira. Um tempo depois comecei a terapia e o acompanhamento psiquiátrico, hoje fazem quase 2 anos que tomo remédios contra ansiedade e já comecei a diminuir as doses. Felizmente, hoje sei lidar muito melhor com isso, mesmo assim, constantemente o medo de se repetir aquela situação vem e minha luta é para pôr em prática as técnicas que aprendi na terapia e saber que aquilo nunca mais vai acontecer, já que agora eu sou uma pessoa totalmente diferente que sabe o que é uma crise de pânico e sei lidar com isso.
-Artubou Da Lua.

4 comentários:

  1. Sinto muito que isso tenha acontecido!

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito, que bom que agora você sabe como agir!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo relato, bastante tocante! A minha única crítica seria que o final ficou um pouco repetitivo. De qualquer modo, eu sinto muito pelo que aconteceu, e é ótimo que você agora saiba como lidar com a situação.

    ResponderExcluir
  4. A pandemia infelizmente foi porta pra muitas pessoas conhecerem as crises de ansiedade e pânico. Sinto muito que você tenha passado por isso mas ao menos teve sua familia pra te ajudar e, iniciou o acompanhamento médico.

    ResponderExcluir