sexta-feira, 21 de abril de 2023

Resposta 2 a Lia Navarette

 Contratransferência para Lia Navarrette

Me solidarizo pela sua angústia, Lia. Às vezes, podemos nos colocar em uma posição

ou nos levar a agir de determinada maneira para evitar o questionamento e o julgamento

dos outros, mas te pergunto, às custas do que? Até quando deixaremos de viver nossas

vontades?

Além de me colocar no seu lugar pelo seu relato, posso dizer que te entendo. Quando

pequeno e até a minha adolescência, em certas situações, me colocava em um lugar para

me encaixar e ser aceito, ser socialmente visto. Mas, ao contrário do que você nos

relatou, me sinto pronto para viver da maneira que eu quero, viver a minha vida. Por

mais que ainda não possa fazer isso plenamente por outras questões, acredito que querer

já é um grande passo.

Aconselho que, quando se sentir segura para isso, assim que suas emoções

aparecerem, deixe-as externalizarem. Toda prateleira precisa de limpeza.

“Às vezes, a parte mais difícil é simplesmente começar.”

Trecho retirado do livro Quem é você, Alasca?  

- Sargento Santiago

3 comentários:

  1. Obrigada pelas palavras de solidariedade, Sargento Santiago! Fico feliz por você e espero que, em um futuro próximo, eu também consiga "simplesmente começar".

    ResponderExcluir
  2. Bom texto! Eu apenas procuraria desenvolver um pouco mais da próxima vez!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, acho que você demonstrou bastante empatia.

    ResponderExcluir