sexta-feira, 21 de abril de 2023

Resposta 4 a Sargento Santiago - Os Muitos Ciclos da Vida

 Os Muitos Ciclos da Vida


Ler textos sobre traumas enquanto enfrentamos alguma dor é difícil. Ler textos sobre a vida e a morte enquanto enfrentamos a dor do luto é infinitamente mais difícil. Abraço, então, aquele que com uma única junção de palavras foi capaz de descrever o que estou passando agora. Perda. Arrependimento. Luto. Ciclos da Vida.


Palavras afetam, e conhecer alguém somente pela escrita é a forma mais pura e verdadeira possível. Palavras afetam, e por isso não me sinto pronta para deixar meu relato aqui. Tudo ainda é muito recente. Me identificar com os sentimentos do outro foi doloroso, mas também foi alívio, foi empatia. Conhecer. Compreender. Acolher. Ciclos da Vida.


Todos nós vamos morrer, e sabemos disso. Mas jamais seremos capazes de nos acostumarmos com a perda do outro. Pai, mãe, avô, avó, amigo, namorado. Repentinamente, entramos em conflito com nossos pensamentos: não vê-los nunca mais, poder tê-los visto por uma última vez. Essas pessoas se vão, nossos arrependimentos ficam. Passado. Presente. Futuro. Ciclos da Vida.


Assim, bem como no texto daquele que escolhi acolher, relembro: aprendemos ainda quando pequenos que o ciclo vida-morte existe. Ele não vai deixar de existir. Cabe a nós guardar as boas lembranças, os aprendizados, o amor e a saudade. Sentimentos capazes de amenizar os arrependimentos. Sentimentos que, hoje, nos fazem aproveitar cada momento como se fosse o último. Afinal, não sabemos quando, de fato, será o último. 


São os Ciclos da Vida.

                       

  • De Lia Navarrete para Sargento Santiago, e para todos que perderam alguém.

2 comentários:

  1. Obrigada pelas palavras, Lia Navarrette! Fico feliz que meu texto tenha te tocado e dado certo alívio.
    Gostei muito do estilo do seu texto e da forma que expressou seus pensamentos. Sinto muito pela sua dor, sinta-se abraçada por mim. Espero que um dia você possa escrever sobre esse momento que está passando e sentir alívio e reconforto, assim como foi para mim.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é incrível. Amei a maneira como expressou seus sentimentos e sinto muito pela perda que sofreu. Espero que consiga se sentir confortável de desabafar através daqui.

    ResponderExcluir