sexta-feira, 28 de abril de 2023

Monótono

 Monótono, a melhor palavra para descrever minha experiência durante a última aula. Eu achei muito interessante a dinâmica proposta pelo professor, nós jovens que estamos ligados quase que 100% de nossos dias à internet, deveríamos ficar durante 27 minutos com as atenções direcionadas apenas a narrativa que seria lida.

            Para mim, o maior problema não seria ficar sem o celular e sim focar minha atenção apenas na história. Não sou um leitor assíduo, confesso que ficar preso a um livro já seria uma grande dificuldade, mas o fato de cada um ler uma página dificultou ainda mais. Cada um lia em um ritmo diferente, alguns baixo, outros engasgavam, inclusive eu. Fiquei bem nervoso para ler em voz alta, não é algo que eu estou acostumado. Meus batimentos estavam bem acelerados enquanto eu lia, mas apesar de umas engasgadas acho que consegui ler bem.
           Preciso admitir que em nenhum momento minha atenção ficou presa na história. Sei dizer o nome do protagonista, Rômulo. Só isso também, não me pergunte mais nada sobre. Confesso que bateu um medo do Felipe me perguntar ao sobre a história. Durante a leitura, eu ouvia a aula do professor maluco ao lado, ouvia sons de fora, analisava os prédios do Gragoatá e até dei uma piscada. Fiz de tudo menos prestar atenção na narrativa.
            Apesar de ter achado bem monótono, foi uma experiência válida. Me fez examinar minha própria dificuldade de manter a atenção, algo que eu acho que esteja bem presente em nossa geração. Isso me faz refletir sobre as mudanças que vão ocorrer na comunicação. Hoje muitos ouvem áudios e vídeos em velocidade aceleradas e não conseguem parar para ouvir uma história. Acredito que isso já é uma realidade que tende só a aumentar.

 

- Artubol da Lua

5 comentários:

  1. Me identifiquei com seu relato. Também fiquei nervosa para ler em voz alta. E concordo com sua reflexão sobre a dificuldade da nossa geração manter o foco

    ResponderExcluir
  2. Artubol da lua, nossos cérebros, infelizmente, não estão acostumados a precisar se concentrar por longos períodos, vivemos na época da instataneidade. Mas a sua dificuldade em se concentrar não atrapalhou que você escrevesse um bom texto sobre a aula e como foi para você.

    ResponderExcluir
  3. Concordo e compactuo com você, não consegui também prender minha atenção à leitura e mesmo assim você escreveu um ótimo texto sobre sua experiência.

    ResponderExcluir
  4. Senti a mesma dificuldade ao tentar me concentrar na história, depois que eu terminei de ler e passei o livro adiante fiquei pensando em tudo, menos na história.

    ResponderExcluir
  5. Acho uma reflexão super válida, não sabia que esse formato podia ser entregue mas gostei.

    ResponderExcluir