sexta-feira, 28 de abril de 2023

(Im)Perfeito

Ps: Dedicado a todos, que assim como Rômulo, são amaldiçoados pelo perfeccionismo.

     Tá fora do tom. Uma nota. Um segundo. Um centímetro. Um milésimo. Tá torto. Tá errado. Tá bom. Bom não é o suficiente. Nunca foi e nunca será.

     Eu estou condenado a não ver beleza na vida. Simplesmente não consigo. Meus olhos são maquinas projetadas à encontrar defeitos e elimina-los.

     Perfeito. Tudo tem que estar perfeito. Minhas mãos tem que tocar as teclas brancas do piano com uma maestria jamais vista, superando até o original. Tem que estar perfeito. É assim que foi minha vida toda, uma busca sufocante e constante pela perfeição em tudo que faço.  Não posso ser bom, tenho que ser o melhor. Não há nada pior do que ser constantemente pressionado para ser o melhor, exatamente, eu não quero ser o melhor, eu preciso ser o melhor.

     Preciso porque meus pulmões se contraem sem ar diante da mediocridade. Ser mediano me consome, me corrói. Sentir que falhei, mesmo que minimamente, me faz beirar o colapso total. Não sei exatamente quando isso começou a ser o meu normal, quando uma falha passou a ser interpretada pelo meu próprio corpo como uma facada bem posicionada do lado esquerdo do peito, mas não consigo lutar contra, é maior que eu. A cobrança excessiva é parte de quem eu sou e, talvez, eu seja isso mesmo, uma reunião caótica de imperfeições, lutando contra sua própria natureza, para serem perfeitas.

-Meu Primeiro Fake

9 comentários:

  1. Adorei! Adorei! Adorei! O segundo parágrafo pode ser meio repetitivo, mas acho que isso pode representar a pressão constante de ter que ser o melhor.

    ResponderExcluir
  2. muito bom! eu imagino esse seu texto como um desabafo interior do Rômulo, não parece algo que ele verbalizaria, mas expõe muito bem o tipo de agonia que o personagem provavelmente sente.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! As repetições trazem o efeito da busca pela perfeição, mas o excesso pode tornar o parágrafo cansativo para o leitor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto. Acho que nesse caso as repetições são bem usadas,uma vez que transmitem a pressão sentida pela personagem.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da forma como o texto inicia e, principalmente, do terceiro parágrafo. A repetição é bem usada para entendermos a pressão que ele sente.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do seu texto, demonstra bem a pressão que um perfeccionista sente.

    ResponderExcluir
  7. Gostei das pontuações bem utilizadas no início, dá um ar bem enfático no sentimento de um perfeccionista. Talvez o Rômulo nunca expressaria em palavras esse sentimento, mas bom texto.

    ResponderExcluir
  8. Expressou bem os sentimentos de Rômulo, o final do último parágrafo demonstra bem isso

    ResponderExcluir
  9. Gostei do jogo de palavras, o segundo parágrafo fica um pouco perdido em meio aos outros mas o texto representa bastante o personagem.

    ResponderExcluir