sexta-feira, 21 de abril de 2023

Resposta 3 a Sargento Santiago

No texto “Os Ciclos da Vida” é muito interessante a forma como o autor vai

desenvolvendo e contando a história. A inocência da criança em ainda não conhecer os

ciclos da vida, sempre achar que tem o amanhã, na verdade, até sendo adultos achamos

isso, e o texto ajuda a fazer essa reflexão de que o tempo passa e as pessoas também se

vão. Ao escrever “ fizemos tudo que fazíamos em uma sexta feira” e a maneira que a

partir disso o autor conduz o texto aproxima o leitor dessa realidade, e faz parecer que

eu sou a criança ou estou ali assistindo tudo ao lado dela, a forma que ocorreu os fatos, e

também o pressentimento, me faz pensar em como aquela criança se sentiu com essa

sensação estranha, como foi ter um sonho tão triste, já que queremos que a vida seja

eterna para aqueles que amamos, e imaginei como é acordar e ter uma notícia tão

terrível, na verdade, esse texto me chamou a atenção pois meu avô também partiu de

uma maneira repentina e se deu de forma parecida, era um dia aparentemente comum

como os outros, além disso, na maioria das vezes, como no caso do autor e o meu, não

tem como imaginar que aquele pode ser o último dia de alguém que amamos, ao ler o

texto a vontade que perpassa é a de abraçar essa pessoa e falar, eu entendo o que você

sentiu, sei exatamente como é, você não está sozinho e a culpa não é sua, além disso,

compreendo a culpa que sentia e os questionamentos, e se eu tivesse prestado mais

atenção se ele estava se sentindo bem? E se eu tivesse ficado mais tempo com ele ? E

se ...? Esses questionamentos surgem em nossa mente, essa sensação de ser culpado é

difícil de superar, pois é difícil entender que não podemos controlar o tempo das coisas

e das pessoas, que não podemos fazer mais em certas situações, mesmo que queremos, e

por mais que não seja nossa culpa e no final saibamos disso, ainda assim, é doloroso,

mas, como o próprio autor disse ao final do texto, não podemos interromper os ciclos da

vida.


Marimar

2 comentários:

  1. Marimar, gostei da forma que você analisou meu texto parte por parte. Só senti falta de uma melhor separação, talvez em parágrafos, na sua escrita.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de como respondeu a todas as partes do texto, mas concordo que poderia ter uma melhor divisão por parágrafos.

    ResponderExcluir