sexta-feira, 28 de abril de 2023

Rômulos e Marisas

 Existe algo intrigante na combinação dos sons, o som do pé da cadeira se

arrastando ao acompanhar um micro ajuste de quem está sentado, a gritaria na sala ao

lado e os barulhos que circundam o prédio. Combinação sonora estranhamente

específica e que sem que eu perceba, lentamente me tira daquilo que deveria ser meu

foco: a leitura coletiva. Felizmente, o tecido da realidade puxa a minha consciência de

volta ao lugar onde deveria estar, permitindo que eu apreenda de todo o texto lido ao

menos duas personagens: Rômulo, que considerando a breve introdução que me foi

apresentada, pode ser descrito como um pianista obcecado pela perfeição, e sua esposa

Marisa, uma mulher socialmente oprimida.

Antes de tudo, destaco que é sempre válido almejar alcançar aquilo que sonha,

seja o seu sonho tocar a peça intocável de um compositor húngaro ou algo mais

convencional, como uma viagem para outro país. O incômodo que Rômulo me causou

não se encontra propriamente nesse aspecto, mas em seu desprezo direcionado a tudo

aquilo que não contribuí para seu objetivo maior, a inaptidão do pianista nas artes de

amar e compreender a trivialidade. Inaptidão que colide com a aptidão de Marisa nessas

competências, demonstrada principalmente pelo carinho direcionado ao filho do casal,

batizado com o primeiro nome do compositor húngaro Franz Liszt. Colisão que se

apresenta na forma de uma relação que seria definida perfeitamente como líquida por

Bauman: superficial e pautada pelo comodismo rotineiro.

Dentre os devaneios e reflexões trazidos por tal leitura, considerando as

impressões iniciais que obtive de cada personagem, reflito: há em todos nós um pouco

de Rômulo e Marisa, mas confesso que gostaria mais de habitar um mundo composto

por pessoas que possuem como face dominante o apreço pelas conexões humanas que

vivemos diariamente, do que o oposto.


-Alek Johnson

Um comentário:

  1. Amei seu texto! Achei incrível a forma como você começou seu relato e a reflexão que fez no final.

    ResponderExcluir