quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A dúvida de mim mesmo

Não sei muito bem explicar, mas sei que a maior dúvida que tenho no mundo é sobre eu mesmo. As vezes penso sobre o que eu sou, não tenho coragem para dizer que sou uma boa pessoa, mas acho que posso ter aspectos positivos e acho a dúvida sobre mim um aspecto positivo. 

Quando penso sobre o aspecto positivo é que através da dúvida eu busco melhorar, através da dúvida eu reflito sobre o que eu sou e no que posso crescer. 

Contudo existe seu lado negativo, o da auto sabotagem. É através disso também que eu começo a não acreditar em mim e busco sempre maneiras de esquivar sobre coisas que talvez se eu me dedicasse ou fosse mais confiante eu conseguiria fazer. 

Um exemplo disso era no meu terceiro ano de ensino médio, eu estudava mas não conseguia os resultados que eu desejava, não iria conseguir de cara porque estudo é um processo, mas eu queria de imediato. Comecei a crer que eu tinha déficit de atenção e com isso todo meu estudo era jogado fora, me ancorava em cima disso, com um único diagnóstico: O meu. Só a minha opinião valia e mais nada, passei a crer naquilo e todo resultado ruim era culpa do tal déficit de atenção. 

Colocava tanto a culpa nisso que minha mãe resolveu me levar numa psicóloga e num psiquiatra, a primeira coisa que a psicóloga falou foi: “pare de se auto sabotar, você não tem déficit de atenção!”. Aquilo foi um choque pra mim, mas como assim eu não tinha nada, então eu era só burro mesmo? 

Demorei a entender que estudar é um processo, você vai evoluindo com o passar do tempo, com as consultas e acompanhamentos passei a melhorar e crescer em meus resultados, hoje EU ACHO que estou melhor disso, porque a dúvida sobre mim é a única certeza que sinto hoje em dia. 

Heleno de Freitas 

16 comentários:

  1. Oi Heleno! Tudo bem? Primeiramente gostaria de te dizer que você está longe de ser burro. Prova disso é a sua perspicácia e capacidade de compreender a si mesmo. A realidade é que ninguém é bom o tempo todo. Somos humanos, erramos, falamos besteira, nos consertamos e aprendemos. Você é uma boa pessoa. Mas que mal tem ser mau de vez em quando?

    ResponderExcluir
  2. Não é só estudar que é um processo, diria que tudo na vida é. Creio que essa dúvida que você tem sobre si que levará você a evoluir e torço por isso! Gostei muito das suas colocações, Heleno.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Heleno! Como vai?

    De vez em quando (ou de vez em sempre) temos uma ansiedade para que tudo saia da forma que queremos. Por isso, acabamos nos autossabotando para nos sentir menos mal com uma provável falha. Bom, pelo menos eu me sinto assim a um bom tempo. Fico feliz que esteja conseguindo evoluir nesse aspecto e espero, de coração, que você possa se curar totalmente disso. Você é uma boa pessoa, você é muito inteligente (vejo isso pelos seus textos incríveis) e você é mais que capaz de conseguir tudo o que almeja!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que uma das coisas mais difíceis da vida é aceitar que não temos controle de tudo pois, infelizmente, as coisas não acontecem como nós gostaríamos. Mas eu tenho certeza que tudo acontece por um motivo e tudo vem como aprendizado em nossas vidas, para que possamos crescer e amadurecer! É normal duvidarmos de nós mesmos e, às vezes, até descredibilizar as nossas conquistas, mas não pense que você não é uma pessoa boa ou não é inteligente. Pense nas suas conquistas, por menor que sejam, você as validou? Até as coisas mais simples como conseguir levantar da cama em um dia em que você se sente triste ou ler aquele texto tão chato de teorias. Você chegou até aqui, Heleno, isso já diz muito <3

    ResponderExcluir
  5. Também já duvidei muito de mim e, por um lado, às vezes também acho que isso é bom! Se duvido de mim é porque busco melhorar, acredito que seja isso. Também já tentei colocar a culpa em diagnósticos que nunca foram dados por ninguém além de mim. Enfim, apesar de não saber o que vc enfrenta, só queria dizer que entendo um pouco! Ah, e jamais chamaria de burro alguém com textos tão bons, você pode ser qualquer outra coisa, mas burro não é uma delas. Não te conheço bem, mas você é uma pessoa boa e deveria acreditar nisso!

    ResponderExcluir
  6. Estamos sempre nos autossabotando, de uma forma ou de outra. Eu sempre tive duvidas referente as minhas capacidades e, por incrível que pareça, a universidade me ensinou como eu posso ser incrível. Acredite no seu potencial e aproveite todas as oportunidades da universidade e aprenda com essa.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Heleno! Gostei bastante do seu texto, achei ele muito sincero. Não sei quem você é, mas tenho certeza de que você é uma pessoa brilhante. Te entendo bem quando você falou sobre se esforçar mas não conseguir os resultados desejados, também fico muita ansiosa quando as coisas não acontecem da maneira que eu espero, mas com o tempo, e principalmente com essa pandemia, percebi que não podemos controlar tudo nessa vida. Acho que estamos em um constante processo de evolução e tudo tem um momento certo para acontecer, às vezes só temos que dar tempo ao tempo. Enfim, só quero que você saiba que você é muito inteligente(posso perceber isso pelos seus ótimos textos, por exemplo) e que tudo nessa vida é um processo, vamos errando, acertando e, no final, aprendendo.

    ResponderExcluir
  8. Você revelou uma coisa que nós na maioria das vezes não revelamos. Se sabotar também nos da oportunidade de deixarmos sempre pra amanhã a vontade de mudar, de melhorar, a gente tem sempre algo pra colocar a culpa e não assumir a responsabilidade de que a gente precisa sim encarar nossas consequências assim como queremos encarar nossos medos. É encorajador revelar a forma que você se escorava num diagnóstico que como você mesmo disse, só existia segundo você. Bom saber que esse espaço é tão confortável pra você revelar isso que talvez nem seja tão fácil pra você de colocar pra fora. Fico feliz que você esteja destruindo esses monstros. Estamos com você!!! Amei sua crônica, me despertou diversas interpretações!

    ResponderExcluir
  9. Oii, Heleno! Gostei muito do seu texto, é bastante emotivo e cru. Queria que soubesse que se você fosse burro, não acho que conseguiria ter escrito as lindas crônicas que redigiu! Duvidar de si é mais destrutivo do que parece, e fico feliz que você vem percebendo (e estranhando) estes comportamentos de autossabotagem. Espero que fique bem! <3

    ResponderExcluir
  10. Acredito que essa fase da adolescência para a vida adulta gera muitos conflitos emocionais e psicológicos, tudo isso na maioria das vezes pelas cobranças da sociedade. Te desejo forças, saiba que você é uma pessoa de muita luz!

    ResponderExcluir
  11. Estudar é um processo como tudo na vida!!! Ótimo texto

    ResponderExcluir
  12. Oi Heleno, não te acho nem um pouco burro, muito pelo contrário. Sua capacidade de enxergar a si mesmo e de escrever crônicas tão bem é uma das provas disso. Também acredito que você sabe se expressar muito bem. As dúvidas sobre nós mesmos são normais nessa fase da vida que estamos, todos nos cobram muitas certezas de tudo e isso faz parecer que nossa única certeza é a incerteza. Mas não é bem por aí. Simpatizo muito com o seu sentimento e também acredito que estudar seja um processo, e estamos no caminho certo <3

    ResponderExcluir
  13. Oi Heleno, sua crônica soube transmitir as sensações. Isso comprova seu potencial e inteligência!

    ResponderExcluir
  14. Ter dúvidas sobre nós mesmos é algo comum, acho que todos já sentiram isso em algum momento da vida. Parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto, me identifiquei em partes. Acredito que, a partir do momento que vc toma consciência de que é uma auto sabotagem, agir e mudar fica bem mais fácil. Além do mais, já li seus textos e tenho certeza que vc não é uma pessoa burra, ou ignorante.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo texto e pela evolução, Heleno. Não só no estudo, na vida também. Acredite em você, sempre.

    ResponderExcluir