quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Ao Maktub


Aparentemente, Maktub, ao escrever seu texto, baseou-se em informações lidas majoritariamente no Wikipédia e no que ouviu no encontro com Quaquá. Maktub discorre fatos, escrevendo sobre a origem de Washington, quando nasceu, sua formação acadêmica e qual papel político ocupa atualmente. Não só isso, ao se referir ao Che Guevara, Maktub o define como revolucionário

Quando aborda sobre o analfabetismo em Cuba, Maktub acerta em cheio, já que, segundo a Associação de Pedagogos de Cuba, a taxa de analfabetismo no país é de apenas 0,2%, enquanto os outros países de fala hispânica no continente apresentam uma média de 11,7%. Chega a ser piada pensar como demonizam a imagem cubana, o quanto tratam o país como inferior por alguns fatores políticos mas, na verdade, Cuba, em diversos âmbitos incluindo a educação, demonstra índices de desenvolvimento muito superiores. No Brasil, por exemplo, não fomos capazes de, ao menos, cumprir com as metas de cunho educacional estabelecidas pelo PNE no ano de 2014. É vergonhoso, como disse Quaquá, ver o nosso país com os recursos que têm sofrer descasos tão exorbitantes quanto esses, não só em relação à educação, como todos sabem. Maktub ainda aponta sobre a fala de Quaquá em relação à censura de imprensa que há em Cuba e cita uma matéria sobre da Folha de São Paulo.

O professor trouxe para nós duas teorias que foram muito importantes para conseguirmos escrever a crônica da semana. A teoria que mais me marcou foi a do Espiral do Silêncio, a que fala que as pessoas deixam de manifestar suas opiniões e ideias por medo ou por falta de iniciativa e acredito que talvez tenha ocorrido isso com a/o Maktub. Acho que faltou quem sabe trazer algo da aula com o Quaquá que talvez tenha a/o marcado de alguma forma, sem medo de expor sua opinião e se aprofundar mais sobre.


Cida da Rocha

10 comentários:

  1. Oi Cida! Gostei muito da sua análise e concordo bastante com ela! Achei que faltou opinião no texto do/a Maktub. Às vezes é importante demonstrarmos nossas opiniões, principalmente em um perfil baseado em uma figura que nos trouxe diversos questionamentos. Parabéns pela análise!

    ResponderExcluir
  2. Cida amei muito seu texto, arrasou demais na critica. Você escreve muito bem sou uma grande fã.

    ResponderExcluir
  3. Perfeitas suas colocações, Cida! Texto muito bem escrito, parabéns, fez tudo! Concordo que tenha faltado opinião e sobrado receio em expô-la!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, parabéns pelo seu texto. Gostei muito da forma que apresentou os dados e da onde retirou esses. Não tinha ciência das informações citadas em seu texto em relação ao analfabetismo cubano.

    ResponderExcluir
  5. Devo concordar com tudo que você disse nesse texto, incrível de verdade. E obg pela crítica

    ResponderExcluir
  6. Cida, como sempre fazendo ótimas crônicas. Concordo com a sua análise. Erra nuncaaa!

    ResponderExcluir
  7. muito interessante os dados que vc trouxe para a análise, agregou muito para o seu argumento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ótimas contribuições Cida! Os dados agregaram bastante e trouxeram mais credibilidade pra confirmar o que você estava falando!

    ResponderExcluir
  9. Ótima crítica Cidinha, assim como todas que você entrega :)

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua crítica, Cida. Arrasou no texto também, como sempre.

    ResponderExcluir