quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 Washington Quaquá é um homem de 50 anos, vindo da Favela do Caramujo em Niterói e formado em Ciências Sociais pela UFF. Atualmente, é vice-presidente do PT nacional, mas também já foi prefeito de Maricá por 8 anos e Deputado Federal com mais de 74 mil votos. 

Se interessa por política desde a sua adolescência. Ingressou no PT aos 14 anos de idade e, por volta dos 16, no grêmio estudantil do Colégio Joana Benedita, onde, segundo sua mãe Ione Siqueira, disse:  “Não podemos deixar essa cidade (Maricá) nas mãos de 4 ou 5 famílias”. 

Mesmo depois de muitos anos, ainda é nítida a preocupação de Quaquá com a justiça social. Durante o bate-papo de terça-feira, a valorização da igualdade foi perceptível em suas falas. Em dado momento, ele nos trouxe a reflexão de que, como seres humanos, temos um tempo curtíssimo na Terra, então deveríamos nos preocupar em construir coletivamente um futuro ideal e equânime para todos. 

Ainda, conversamos sobre o revolucionário Che Guevara e seu papel para Cuba e para o seu povo. Por ser socialista, a figura de Che é muito controversa, cercada de fake news e amada por uns e odiada por outros. Para Quaquá, ele era o homem mais próximo do ideal do “Hombre Nuevo”. De acordo com o ex-prefeito, Guevara foi um homem muito solidário e humanista e que fez o que era necessário para libertar o país em que estava e assim trazer a Revolução Cubana. 

Cuba, nos dias de hoje, sofre um embargo econômico muito forte dos Estados Unidos, mas isso não impede a nação de prosperar (claro, se você considera saúde, educação e segurança como bons medidores de sucesso) e Che Guevara foi essencial para que houvesse a libertação do imperialismo americano e consequentemente, obtivessem essa vitória. 

Com isso em mente, Washington Quaquá se inspira muito na ilha caribenha e disse admirar seu modelo educacional, pois, nas escolas, são ensinados diversos tipos de arte, idiomas e as crianças desde cedo são incentivadas a se interessar sobre a geopolítica global. E hoje,  em Maricá, iniciativas de esquerda, igualmente às de Cuba, como renda básica incondicional, sistema de transporte público gratuito e saúde integral e gratuita já são realidade.


-América

7 comentários:

  1. Muito bom o seu texto, entretanto, faltou um pouco mais de informações sobre o Che. Acredito que Che Guevara foi muito além disso. Somos leigos por não termos contato com o ensinamento sobre ele, porém, existe diversas informações, como dita por você, "fakes", e outras verídicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente faltou muita coisa sobre Che, mas n sinto que sei o suficiente pra entrar no assunto. Obrigada pelo feedback! <3

      Excluir
  2. Gostei muito do seu texto, América! A fala da mãe do Quaquá complementou, ainda mais, as informações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter faltado um pouquinho mais de Che, as informações sobre Quaquá foram ótimas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amado ou odiado ele tem história para contar :) é sobre isso América eu amei!

    ResponderExcluir
  5. Arrasou, América! Muito boa sua análise e concordo com muitos pontos que você citou. Parabéns!!

    ResponderExcluir